Cuidados bucais
Dicas para manter os cuidados bucais nas férias
29 de julho de 2018
Comparar irmãos
Comparar irmãos pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil
31 de julho de 2018

 Cinco alimentos para reforçar o sistema imunológico no inverno

Sistema imunológico

Com o início do inverno, é comum desencadear gripes e resfriados. Para proteger o sistema imunológico e aproveitar a estação com a saúde das  crianças e dos pais em dia, investir no consumo de alguns alimentos é uma ótima opção.

“Quando a imunidade está baixa, o organismo vira um alvo fácil de doenças. Portanto, é essencial consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes”, alerta a nutricionista Ione Leandro.

Abaixo, Ione separou cinco alimentos que devem ser incluídos no cardápio de quem deseja reforçar o sistema imunológico. Veja!

Alho

Poderosa fonte de aliina e alicina, substâncias antioxidantes, o alho ajuda a combater infecções e inflamações, auxiliando também no combate a gripes. “Ele pode ser usado nas preparações de refeições ou em cápsulas”, indica.

Castanha-do-Pará

A oleaginosa é rica em selênio, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, além de turbinar o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de duas a três unidades por dia.

Iogurte natural

Rico em lactobacilos com propriedades probióticas, o iogurte natural melhora a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Vegetais verde-escuros

Alimentos como brócolis, couve, couve de bruxelas, rúcula e espinafre possuem ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que ajudam na resistência às infecções. Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Frutas cítricas

Por conter alta dose de vitamina C, frutas como Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango aumentam a imunidade. “Os alimentos também são ricos em antioxidantes, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias”, finaliza Ione.


Fonte: Ione Leandro, é nutricionista da ONODERA Estética. 

 

Leia também:

 

Sono constante pode ser resultado da má alimentação infantil

 

Gorduras são fundamentais na alimentação infantil

 

Seis dicas para melhorar a alimentação das crianças

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.