Revista publica planos de aula para Educação Infantil a distância
9 de junho de 2020
estandarte
Faça um estandarte da sua família nestas festas juninas
15 de junho de 2020

Em tempos de distanciamento social, faça um Arraiá do Bem

O mês de junho está na metade. Se estivéssemos em modo normal, as ruas, praças, escolas e demais ambientes certamente estariam enfeitadas com bandeirolas juninas. Mas em tempos de pandemia não é preciso abrir mão da festança por completo. Por isso, nós convidamos: que tal organizar um Arraiá do Bem?

Bastam algumas necessárias adaptações. E nós garantimos: a celebração vai ter uma cara diferente, mas nem por isso vai ser menos divertida. A proposta é “adequar” o arraiá às recomendações de distanciamento social.

Na prática, a ideia é que você vivencie esse período em família e com pessoas próximas (mas sem contato). E acredite: mesmo com restrições, é possível ensinar as crianças que pequenos gestos e ações podem fazer uma grande diferença no dia de alguém.

A ideia é mudar a energia do ambiente, enchendo de alto astral, alegria e esperança de que dias melhores virão. E ainda levando essa energia boa para todos que estão ao nosso redor, como vizinhos e pessoas próximas.

Veja algumas dicas para o Arraiá do Bem

Decoração

Fazer uma decoração especial na sua casa é mais simples do que você possa imaginar. E é também uma maneira de manter acesa a energia dessa época tão característica.

As bandeirinhas, por exemplo, podem ser confeccionadas de juta, de tecido ou mesmo papel colorido. Quem mora ou está em uma casa, sítio ou chácara pode enfeitar a área externa.

Para isso, materiais como palha, fitas e tecidos podem ser utilizados para dar um charme todo especial ao ambiente. Inclua nessa lista os balões e as flores.

Por fim, outro acessório das festas juninas pode se transformar em um elemento de decoração. Sim, estamos falando do tradicional chapéu de palha, que pode ser colocado sobre a mesa ou pendurado na parede.

Comidas típicas

Com relação aos comes e bebes, publicaremos na editoria “receitas” algumas sugestões até o fim do mês. Mas lembre-se de aproveitar essa oportunidade para exercitar com a criança a prática de gestos solidários. Esse é o principal objetivo do Arraiá do Bem.

Então, que tal, depois que terminar a preparação das guloseimas montar Kits de docinhos para serem entregues na portaria ou aos vovós que estão de quarentena? Lembre-se sempre que fazer o bem faz bem.

Se você se contagiou com a ideia de fazer um Arraiá do Bem, acompanhe o Facebook e o Instagram do Programa Escolas do Bem. Até o final de junho, publicaremos outras dicas muito fáceis de serem colocadas em prática.

E, caso você resolva aderir a esse “movimento”, compartilhe com a gente como foi a sua comemoração “particular” de festa junina.

Grave vídeos, tire fotos e use a hashtag #ArraiádoBem2020. Anarriê!

Mais sobre solidariedade em nosso site:

Cinco valores que precisam ser ensinados para as crianças desde cedo

Como exercitar a solidariedade das crianças no Natal?