Chupeta: amiga ou inimiga?
10 de junho de 2019
Alimentação infantil: o que fazer quando a criança não come
12 de junho de 2019

Baixe cartilha de brincadeiras tradicionais para todas as fases da Primeira Infância

primeira infância

Crédito: Divulgação Ministério da Cidadania

 
 

Todo mundo sabe que brincar na Primeira Infância é assunto sério. Se você trabalha com crianças ou mesmo tem filhos pequenos, acaba de sair do forno um rico material sobre Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares.

Corre cutia, de noite e de dia, corre cipó na casa da vó, lencinho na mão, caiu no chão, moça bonita do meu coração. Pode jogar? Pode! Ninguém vai olhar? Não! A brincadeira pode parecer apenas um passatempo despretensioso, mas, quando o assunto é desenvolvimento infantil, Corre, Cutia é referência em exercícios que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio, a direção, a atenção, a agilidade e a força muscular.

A recreação típica da região Centro-Oeste é uma das 42 atividades listadas nesta cartilha. O manual reúne atividades e brinquedos da cultura tradicional do Brasil para a primeira infância, divididos por faixa etária, desde o nascimento até os seis anos.

primeira infância
A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento humano

“Estudos comprovam que 70% do desenvolvimento cerebral se dão até os três anos de idade. O lúdico, a imaginação, a experimentação do mundo pelo brinquedo e a brincadeira são instrumentos de enriquecimento do modo de vida e do desenvolvimento pleno das crianças”, explica o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que é médico e especialista em neurociência.

O material foi lançado durante a Semana Mundial do Brincar, pelo Ministério da Cidadania, que coordena o programa Criança Feliz, e pode ser baixado gratuitamente.

primeira infância

Brincar é um direito de toda criança, garantido no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas. 

A cartilha também está disponível on-line no portal da Secretaria Especial da Cultura e na página do Programa Criança Feliz, no portal do Ministério da Cidadania.