Sabe aquelas tampinhas plásticas, de refrigerante, de leite, de materiais de limpeza que vão para o lixo comum todos os dias? Pois elas podem tirar das ruas milhares de animais abandonados e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.
O programa Escolas do Bem está fazendo parcerias com ONGs protetoras de animais de várias cidades para contribuir com esta causa. A cada 70 quilos do material arrecadado, aproximadamente, um animal é encaminhado para castração.
O bacana é que ao tirar essas tampinhas coloridas do lixo comum e da natureza, a ação também contribui para a redução da ingestão deste material pelos animais, que são atraídos pelo colorido das peças e acabam morrendo ao alimentarem-se de plástico.
Na cidade de São Paulo, o Instituto Noa fechou parceria com a Ecopatas, mas já está buscando outras organizações que desenvolvem esta mesma ação em outras cidades do Brasil.
1) As escolas mobilizam os alunos, familiares, equipe e toda a comunidade para que arrecadem tampinhas plásticas e enviem para os postos de coleta localizados nas Escolas do Bem;
2) O material arrecadado é enviado para ONGs protetoras de animais, que vendem o plástico para as indústrias.
3) Com os recursos financeiros obtidos com a venda do material, as ONGs parceiras do projeto providenciam a castração de animais (gatos, cachorros, etc) que são abandonados nas ruas todos os dias.
4) Em seguida esses pets são encaminhados para adoção.
Praticamente todas as tampas de plástico podem ser recicladas, e isso inclui tampas de embalagens de:
Podem participar desta campanha as escolas que oferecem Educação Infantil e são certificadas como Escolas do Bem em todo o país.
Se na sua cidade ainda não há Escolas do Bem, veja se há outras organizações promovendo campanhas com esta mesma causa e colabore!
E se você quer ser a primeira Escola do Bem de sua cidade para participar de campanhas como esta, envie um e-mail para eusou@escolasdobem.com.br e peça mais informações.