Foto: Divulgação / Nutrifam.
Embora não sejam bem aceitas no cardápio de muitas pessoas, as folhas verdes são essenciais na alimentação, uma vez que são ricas em nutrientes importantíssimos para a manutenção da saúde.
Incluí-las na alimentação diária é fundamental para fortalecer o organismo e proporcionar melhores condições de vida e saúde.
As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C e K; vitaminas do complexo B; ácido fólico; minerais; cálcio e ferro. Além de serem alimentos com baixo teor calórico e grande quantidade de fibras, que proporciona saciedade por mais tempo.
Conheça algumas e saiba suas propriedades benéficas para a alimentação:
Alface: uma das folhas mais consumida. Rica em fibras, vitaminas A, B3 (niacina), C e K, proteínas e minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo), além de clorofila que auxilia na desintoxicação.
Agrião: rico em vitaminas A, C e minerais (cálcio, potássio e ferro). Também auxilia no tratamento da tireoide, pois contém iodo em seu talo. Fortalece o sistema imunológico por possuir quantidade significativa de vitamina C.
Chicória: rica em vitaminas A, C, vitaminas do complexo B, fibras e minerais (cálcio, ferro e fósforo). Auxilia no emagrecimento, pois além de ter baixo teor calórico é rica em fibras que aumenta a saciedade.
Couve: rica em vitaminas A, C e K e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Tem ação desintoxicante. Também é rica em fibras e com baixo teor calórico.
Espinafre: rico em fibras e vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B, além de mineiras (ferro, fósforo, potássio). Contém propriedades anti-inflamatórias e também auxilia no combate ao câncer.
Rúcula: rica em vitaminas A, C e K. Além de fibras e minerais (Potássio, ferro). Aumenta a imunidade devido a grande quantidade de vitamina C. Contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes, aliados na luta contra os radicais livres.
Consumir essas folhas ainda cruas conserva 100% das suas propriedades nutricionais, enquanto se submetidas ao cozimento em receitas perde-se um pouco dos nutrientes. Para ter um efeito ainda mais benéfico à saúde, também é preciso consumir esses alimentos com frequência.
Fonte: http://www.nutrifam.com.br/blog/os-beneficios-das-folhas-verdes.