O início da vida escolar ou de um novo ano letivo vem carregado de muitas expectativas e pode significar uma nova etapa no desenvolvimento das crianças, no entanto, essa fase pode trazer também grandes frustrações caso haja dificuldades no aprendizado.
Segundo a psicóloga Adriana Giumarães, na maioria dos casos, as crianças possuem uma inteligência normal, porém, essas pessoas não conseguem aprender da mesma forma que as outras, pois possuem um estilo diferente de adquirir conhecimento, o que não significa que são menos capazes.
A aprendizagem escolar é um processo que depende da combinação coordenada de múltiplos fatores: genéticos, neurobiológicos, psicoemocionais, socioculturais, pedagógicos, institucionais e familiares.
A apresentação de dificuldades no processo de aprendizagem pode ter relação com alguma situação orgânica ou psicológica. De acordo com a psicóloga, “as causas psicológicas pode estar relacionada a alguma situação vivida ou devido às técnicas, métodos e ações educacionais inadequadas, que dificultam a aprendizagem”.
No entanto, cabe ressaltar que cada pessoa se desenvolve de um modo diferente. Segundo a especialista, “é importante não confundir um desenvolvimento normal com a dificuldade de aprendizagem, indivíduos que apresentam esse problema geralmente expressam desmotivação e incômodo, causado por um sentimento de frustração e incapacidade”.
Caso seja notado tal problema, é necessário procurar auxilio de um psicólogo ou psicopedagogo. “Terapia Psicopedagógica investiga as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem, por meio de entrevistas, avaliações, atividades lúdicas, entre outras ferramentas que ajudam a suprir esse impedimento”, afirma a psicóloga.
Além de identificar questões que podem estar travando o processo de aprendizagem do individuo e auxiliar no desenvolvimento do conhecimento a psicopedagogia pode atuar também como uma estratégia preventiva.
Fonte: Dra. Adriana Guimarães, psicóloga.