Quem brincou com fantoches na infância, sabe que a imaginação vai longe. Podendo protagonizar diversos personagens, a criança experimenta diferentes sensações e emoções que ajudam na construção de sua identidade. Conta-se que os primeiros fantoches foram feitos à luz das fogueiras, na Idade da Pedra, quando homens usavam as mãos para projetar sombras nas paredes, formando animais e contando histórias. Aprenda a fazer este sapinho, utilizando caixa de leite, para se divertir com seu filho. Aproveitem e criem histórias para curtir de montão!
Material necessário:
1 caixa de leite
Tesoura
Caneta
Régua
Cola instantânea
Canetinha preta
E.V.A., cartolina ou papelão
Tinta ou papel verde
Passo a passo:
Passo 1: Lave bem a caixa de leite, deixe escorrer toda a água e utilize depois que estiver seca.
Passo 2: Corte a caixa ao meio, deixando apenas um lado sem cortar, como na imagem. Esta abertura será para colocar as mãos e movimentar o fantoche.
Passo 3: Com a caneta e a régua, desenhe dois quadrados iguais de aproximadamente 6 X 9,5 cm no E.V.A., que ficarão na parte da frente do fantoche, formando o rosto do sapo. Você também pode usar cartolina ou papelão.
Passo 4: Pinte a caixa com tinta ou encape com papel verde. Neste caso usamos a Tinta PVA verde (própria para artesanato). Após pintar, cole os quadrados com a cola instantânea, conforme a imagem.
Passo 5: Agora, faça as mãos, pés, olhos e língua do sapo. Utilize E.V.A ou outro material bem firme, como papelão.
Passo 6: Com a cola instantânea, cole todas as partes do sapo na caixa, conforme a imagem.
Passo 7: Com a canetinha preta desenhe os detalhes dos olhos e nariz, como na imagem.
Passo 8: O FANTOCHE DE SAPINHO está pronto! Agora é só usar a imaginação e criar histórias divertidas para contar para as crianças.
Você também pode fazer outros fantoches de bichos, veja algumas ideias: