Torta de liquidificador com presunto e queijo
23 de junho de 2017SESI abre concurso para professores
24 de junho de 2017
Foto: Zaqueu Proença.
A vacinação contra o vírus HPV está disponível para meninos com idade entre 11 e 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. A ampliação da recomendação da vacina para o público masculino começou a valer a partir deste mês de junho.
O HPV é o chamado papiloma vírus humano que acomete a pele e mucosas e é transmitido principalmente através de relações sexuais não protegidas. O vírus está associado a diversas doenças como o câncer de colo de útero nas mulheres, verrugas, feridas e lesões genitais de natureza pré-cancerigena e também do câncer de pênis nos homens. A ampliação da imunização do público masculino no Brasil visa a prevenção dessas doenças nos indivíduos vacinados no período sexualmente ativo e também a redução da transmissão do vírus para as respectivas parceiras sexuais.
Além dos jovens meninos e meninas, o calendário nacional também prevê a imunização contra o HPV para homens e mulheres vivendo com HIV/Aids, de 9 a 26 anos de idade. Este público também pode ser vacinado em serviços especializados.