jundiai-crescer-aprender
Escola Crescer e Aprender Jundiaí (SP)
11 de junho de 2019
escola mairinque
Centro Educacional Plenitude Mairinque (SP)
8 de abril de 2019

EMEI Dona Leopoldina São Paulo (SP)

dona-leopoldina“Os pequenos se sentem grandes quando são capazes de tomar decisões difíceis”, diz Marcia Covelo, diretora da EMEI Dona Leopoldina, escola de educação infantil da zona oeste de São Paulo, que foi apadrinhada pela Greenkids School, no mesmo bairro.

Os dizeres acima configuram todo um pensamento sobre infância que a escola nutre, que é pautado sobretudo em duas palavras: autonomia e escuta.

Um dos projetos mais centrais da escola é o Conselho de Criança, em que as próprias crianças decidem quais serão as práticas da escola e atuam diretamente na gestão do espaço. Além disso, tem Estações do BrincarSaberes e SaboresOcupação do TerritórioPedagogias Alternativas como yoga, meditação, massagem e arte-terapia e Educação Ambiental (horta, pomar, jardim, minhocário, composteira, telhado e paredes verdes) .

“Um projeto para crianças pequenas, hoje, exige um pensar diferenciado do modelo proposto nas décadas anteriores. Pressupõe um olhar para o papel da infância contemporânea, um olhar curioso, de pesquisador, pois o desejo de curiar e de conhecer é fundamental para a criação de práticas para e com a infância”, defende Marcia. O Projeto Político Pedagógico do espaço se fundamenta na abordagem de Paulo Freire e Loris Malaguzzi.

Em agosto de 2017, a escola venceu o Prêmio Desafio 2030 – Escolas Transformando o Nosso Mundo, que mapeou e reconheceu as melhores iniciativas educacionais na cidade de São Paulo nos quatro níveis de ensino. Entregue em cerimônia na Unibes Cultural, o projeto tinha o objetivo de avaliar quais das escolas inscritas mais estavam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

 

dona-leopoldina

EMEI Dona Leopoldina

R. Peribebui, 251 – Alto da Lapa- São Paulo – SP


Educação Infantil