A maioria dos especialistas concordariam com a afirmação que dormir bem é imprescindível para o desenvolvimento da criança da infância à adolescência. É nessa hora que acumulamos conhecimento e formamos a memória. Já não ter uma rotina de sono regulado ou abaixo do tempo recomendado – para bebês recém-nascidos até 14 a 17 horas; para bebês de 12 a 15 e para crianças de 8 a 11 horas por dia – pode trazer problemas futuros como déficit de atenção e dificuldade de aprendizado na vida escolar.
Mas como os pais podem incentivar uma rotina de sono saudável? Para a pediatra Denise Katz, o ideal é criar o hábito logo cedo ou promover a uma rotina de sono quando o caos já está instalado. Aprenda em passos simples como colocar em ordem o descanso do seu filho:
Escolha sempre o melhor ambiente para o melhor sono do seu bebê. Por mais que o seu filho consiga dormir em locais claros e barulhentos, quando o ambiente é escuro e calmo o sono dele tende a ser mais tranquilo e duradouro. A temperatura do local também interfere no bom soninho. Escolha sempre lugares arejados!
A criança precisa, desde muito cedo, entender que todas as atividades como comer, brincar, tomar banho e dormir têm horários. Além disso, ao contrário do que pensam dos papais, não é dormindo tarde que as crianças vão acordar mais tarde. Pelo contrário, quando a criança vai muito cansada para a cama, é provável que não tenha um sono tranquilo e acorde antes das horas necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, estipule horário sempre o mesmo horário e opte por períodos por volta das 20 horas.
A luz emitida pelos eletrônicos interfere no relógio biológico afetando a percepção do cérebro sobre ser noite ou dia. Além disso, a chamada luz azul — emitida por aparelhos como televisores, celulares e tablets — inibem a secreção da melatonina, hormônio que estimula o sono no nosso corpo.
O momento de dormir nem sempre é tranquilo para a criança, pois elas gostam de estar acordadas e presentes na rotina dos pais. Criar ‘ritual’ pré-sono pode ajudar para que este momento seja mais tranquilo e bem aceito pelas crianças. Os pais podem começar com um banho relaxante, seguido de um chazinho e histórias e músicas serenas.
É importante observar o sono do seu filho, para entender a rotina de sono dele e garantir que ele durma a quantidade de horas adequada para a idade dele. Um bebê de 1 ano deve dormir 14 horas de um período de 24. Se ele dorme pouco pela manhã, deve compensar o resto à noite.
Não conseguir respirar, deixa os pequenos cansados e irritados durante o dia, dificulta sua alimentação e, à noite, atrapalha o sono. Por isso, quando seu filho estiver congestionado utilize a aspiração nasal como sua aliada. Um estudo analisou que o método melhorou em até 67% o período de sono tranquilo.
Fonte: Denise Katz, pediatra.
Leia também:
Saiba quais são os cuidados necessários para dormir com o bebê
Conheça os hábitos que ajudam o bebê dormir a noite inteira
61% dos pais tem problemas na hora de colocar os filhos para dormir, diz pesquisa
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.