cenoura
Alimentação: Conheça os benefícios da cenoura para as crianças
30 de maio de 2019
confortável
Especialista dá dicas de como tornar a amamentação mais prática e confortável 
31 de maio de 2019

Semana Mundial do Brincar mobiliza Escolas do Bem em várias cidades do Estado de SP e em MG

Semana Mundial do Brincar

Que a brincadeira traz inúmeros benefícios para as crianças, não resta dúvida. Além de ser uma fonte de prazer, o brincar promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, é uma fonte de aprendizado e de troca de saberes, além de criar e fortalecer vínculos sociais e de comunicação. De quebra, o brincar se torna um instrumento de expressão da criança, que se comunica por meio de ações lúdicas.

Para conscientizar o mundo dos adultos sobre a importância do brincar, na última semana de maio é comemorada a Semana Mundial do Brincar, uma ação coordenada aqui no Brasil pela Aliança pela Infância, organização que é referência neste tema.

Neste ano, o tema que está sendo trabalhado é “O Brincar que Abraça as Diferenças”, estimulando práticas de inclusão através do brincar, seja entre crianças com e sem deficiência, entre crianças de diferentes religiões, raças, culturas e saberes, promovendo assim uma cultura de paz.

A proposta de construir uma programação especial nesta semana teve a adesão de nove instituições de ensino (particulares e públicas) que fazem parte do Programa Escolas do Bem. A definição das atividades ficou por conta de cada escola, que vem realizando um trabalho conjunto entre direção, coordenação e educadores para propor às crianças uma semana repleta de brincadeiras e reflexões.

Na cidade de #SãoPaulo, as escolas de Educação Infantil Greenkids e EMEI Dona Leopoldina (Vila Leopoldina), Saber And Fun e Campos Salles (Alto da Lapa), Dreamkids (Real Parque) estão promovendo atividades diárias, específicas para cada faixa etária. E as crianças estão adorando. Veja algumas ações:

Greenkids School (São Paulo/SP)

Saber And Fun (São Paulo/SP)

Dreamkids (São Paulo/SP)

Colégio Campos Salles (São Paulo/SP)

Crescer e Aprender (Jundiaí/SP)

No interior de São Paulo, as atividades acontecem em #Jundiaí, nas escolas Crescer e Aprender e na EMEB Alceu de Toledo Pontes:

Escola Sagrada Família (Salto/SP)

E também em #Salto (SP), na Escola Sagrada Família:

Escola Educar (Itabira/SP)

Em Minas Gerais, a Escola Educar, de #Itabira, preparou atividades para todos os dias da semana. A alegria das crianças é contagiante:

A Semana Mundial do Brincar acontece até o dia 02 de junho e qualquer família pode participar. Mesmo fora da escola, os pais e outros cuidadores também podem proporcionar um livre brincar na pracinha, em algum parque da cidade, na praia… Inspire-se e participe!