Escola Viking
Colégio Vincere
29 de novembro de 2017

Escola Chácara Viva a Vida

(Sorocaba-SP) – “Todos os pais sonham com um lugar onde os filhos possam ser felizes! Quando a criança chega em casa contando sobre o seu dia mais do que especial, que se sujou além da conta e até cantou parabéns para as galinhas, é impossível que esses pais não se tranquilizem, ao acreditar que escolheram o espaço ideal para o seu filho ficar. Na Escola Chácara Viva a Vida eles podem aproveitar a infância em meio à natureza”.

Essas são as palavras da diretora e coordenadora Katia Cristina Vergílio Scanavez, que há 22 anos criou um modelo de educação próprio, baseado numa Filosofia Humanista. Preocupada com a formação humana do aluno, a Escola Chácara Viva a Vida vem se destacando por valorizar a infância, a expressão, a consciência ecológica e a socialização da criança, fatores imprescindíveis para que ela se torne um adulto feliz e um ser humano melhor.

De uma maneira lúdica, a Viva a Vida procura lançar sementes para cada um desses valores. Fantasias, colares, perucas: estes e muitos outros acessórios fazem parte do camarim de teatro, onde se explora intensamente a expressão e a comunicação dos alunos. Quando o assunto é Ecologia, o convívio e o respeito aos animais são valorizados. Mas o contato com a natureza vai além: de uma forma deliciosa – plantando, colhendo e comendo – a criança faz as mais impressionantes descobertas, como, por exemplo, que verduras não nascem nas gôndolas do supermercado e que a galinha emite um som especial quando bota ovos.

Sócia de Katia, Mônica Azevedo Souza faz questão de enfatizar a importância da parceria com os pais. “Os resultados só são tão significativos porque a Viva a Vida construiu uma relação de cumplicidade com a família. Toda a equipe está inteiramente à disposição. Os portões da escola estão sempre abertos”. Katia, por sua vez, destaca os benefícios de uma base familiar consistente. “Educar os filhos não é uma tarefa fácil, pois criança não vem acompanhada de uma bula. Quando os pais sabem o que fazer, elas são mais felizes”, afirma.
ESCOLA CHÁCARA VIVA A VIDA
Rua João Pessoa, 854 – Vila Jardini – Sorocaba / SP