Dificuldade com a matemática pode ser transtorno de aprendizagem
6 de junho de 2018
Aprenda a fazer um delicioso churros
9 de junho de 2018

Lancheiras devem ser montadas de acordo com idade das crianças

Alimentar-se bem não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de crianças que têm à disposição dezenas de produtos, muitas vezes saborosos, mas com baixíssimo valor nutricional. Na escola, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, para se evitar excessos.

“A alimentação escolar deve estar de acordo com a faixa etária, que é caracterizada pela fase de desenvolvimento e nutrientes importantes para aquele período”, explica a nutricionista Mirella Pasqualin.

Veja como preparar uma lancheira ideal de acordo com a idade das crianças com dicas da nutricionista.

3 a 6 anos (fase pré-escolar): Fase de transição, com a descoberta da possível independência e já com os dentes formados. A quantidade consumida deve ser o quanto a criança aceitar e é preciso oferecer diversos tipos de alimentos para ela experimentar.

Nutrientes de atenção: Os nutrientes mais importantes nessa fase são ferro e zinco, presente produtos de origem animal e em alguns cereais integrais, cálcio, encontrado em leite e derivados, vitamina A presente em alimentos alaranjados como a cenoura e a manga.

Exemplo: aveia em flocos finos + suco natural de melancia sem açúcar + tangerina.

alimentacao-lancheira-saudavel

Saiba como preparar a lancheira ideal de acordo com a idade do seu filho. (Fonte: Pixabay)

7 a 10 anos (fase escolar): Período de intensa atividade física e crescimento. Com a maior independência, é preciso estar atento ao consumo alimentar dessas crianças.

Nutrientes de atenção: O cálcio e a vitamina D são nutrientes de atenção nessa faixa etária e podem ser consumidos através de leites, queijos e iogurtes.

Exemplo: torrada integral + queijo muçarela + achocolatado.

A partir dos 11 (adolescência): Época de alterações físicas, psicológicas e comportamentais. Com importante desenvolvimento físico e intelectual, a alimentação passa a ser decisivo também por fatores emocionais.

Nutrientes de atenção: As vitaminas do complexo B, presente em alimentos de origem animal como leite e ovos, a vitamina A presente em alimentos de cor alaranjada e o cálcio, encontrado em leite e derivados, são de extrema importância nessa faixa etária.

Exemplo: pão francês + requeijão + suco de acerola com laranja.

Fonte: Mirella Pasqualin, nutricionista.
Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.