subprefeitura lapa
Escolas de Caieiras realizam Feira de Trocas no EcoParque
16 de novembro de 2021

Sábado foi dia de Feira de Trocas de Brinquedos na Lapa

feira de trocas de brinquedos

O evento de trocas de brinquedos foi promovido pelas escolas Espaço Lúdico, Espaço Pensar e Green Kids School, com o apoio da Subprefeitura da Lapa e do Jornal do Bairro.

Uma manhã de sol, ideal para uma brincadeira na pracinha, em meio a muita natureza. Esse foi o cenário da Feira de Trocas de Brinquedos, que aconteceu no dia 16 de outubro, na Praça Diogo do Amaral, na região da Lapa.

As crianças chegaram dispostas a trocar seus brinquedos e trouxeram as sacolas cheias. O resultado foi muita integração, muita alegria e uma satisfação total das famílias, que pediram mais eventos deste tipo.

“A ideia é extremamente interessante para as crianças entenderem que dá pra brincar com outros brinquedos, e o legal é ir acostumando, desde pequenos, essa questão da troca e do compartilhar”, disse Camila, uma das mamães presentes no local.

Por que incentivar as trocas de brinquedos?

A ação é importante para ensinar as crianças sobre sustentabilidade, os cuidados com o planeta e o meio ambiente, além de reforçar o contato com a natureza e a ocupação dos espaços públicos.

A ideia é bem simples: as crianças separam os brinquedos que já não são mais tão interessantes, mas que estejam em perfeito estado, higienizam com álcool (com a ajuda de um adulto), embalam em um saquinho plástico e levam para trocar na praça. Podem levar quantos brinquedos quiserem.

É importante que a criança esteja acompanhada por um adulto e levem uma toalha de mesa velha, um lençol ou uma canga para expor seus brinquedos na praça.

A entrada é gratuita e as trocas são feitas apenas pelas crianças, sem a intervenção dos pais.

A ação já acontece há muitos anos e visa incentivar o consumo consciente, já que trocar também é bastante divertido.

Neste ano o evento aconteceu seguindo todas as regras de segurança, com o reforço das escolas para que todos usassem máscaras e mantivessem o distanciamento social, evitando aglomerações.

Uma equipe de monitores, formada pelos professores das escolas, permaneceu no local orientando a todos que quisessem participar desta ação.