guia-acolhimento
Para educadores: guia grátis ensina a conectar as crianças ao seu projeto de vida
8 de julho de 2020
premio
1º Prêmio de Aprendizagem Solidária abre inscrições
10 de setembro de 2020

Dislexia: 5 curiosidades sobre transtorno de aprendizagem

transtorno-aprendizagem

A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem que afeta as habilidades básicas de leitura e escrita. “A identificação é feita normalmente quando a criança inicia o processo de alfabetização na escola. É neste momento que podem ser identificadas aquelas que não conseguem acompanhar o ritmo dos outros alunos”, explica Juliana Amorina, diretora-presidente do Instituto ABCD, organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia.

Veja 5 curiosidades listadas pelo instituto, que disponibiliza em seu site uma série de materiais e informações sobre o transtorno, além de um aplicativo gratuito de reforço escolar.

1 – A dislexia acontece em um continuum. A manifestação e a intensidade dos sintomas variam em cada pessoa.

2 – A dislexia é uma condição neurobiológica hereditária. Entre 1/3 e 1/2 das crianças com dislexia têm um parente disléxico, mas que nem sempre é diagnosticado.

3 – Crianças com dislexia que praticam mais a associação entre sons e letras apresentam menos problemas de leituras nos anos seguintes.

4 – Os sinais da dislexia podem aparecer antes do período de alfabetização, como a dificuldade para nomear números e cores ou atraso para começar a falar.

5 – Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos como leve, moderada e severa. O grau de dislexia é geralmente categorizado baseado na severidade das dificuldades apresentadas.

Nossa fonte: Instituto ABCD

VEJA MAIS SOBRE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM EM NOSSO SITE:

Como a dislexia pode afetar o desenvolvimento do meu filho

Atraso na fala pode ser indício de dislexia

Dificuldade com a matemática pode ser transtorno de aprendizagem

Como identificar a dislexia em crianças através das brincadeiras