calçadas brincantes
Bahia: pais e alunos voluntários irão pintar cerca de 100 calçadas brincantes em Feira de Santana
23 de outubro de 2023

São Paulo: meta é pintar 200 calçadas brincantes em oito bairros da capital

Programa Escolas do Bem envolve cinco instituições da cidade e estimula a transformação do entorno escolar em espaços para brincar.

Que tal seria morar em um bairro onde as crianças se divertem nas calçadas, de forma segura, e ainda podem desenvolver todo o seu potencial através dessas brincadeiras? Parece utópico, mas não é. O Instituto Noa, por meio do programa Escolas do Bem, está coordenando uma ação inédita, que pretende pintar mais de 500 Calçadas Brincantes pelo Brasil — 200 delas só na cidade de São Paulo.

Será uma ação simultânea, no dia 28 de outubro, envolvendo escolas de outros estados, como Minas Gerais e Bahia. “Vamos fazer uma grande ação, inédita, envolvendo um total de quatro cidades, em um projeto piloto. Nesta primeira edição, queremos pintar 500 brincadeiras nas calçadas e estimular o brincar livre. A ideia é devolver a rua para as crianças, contribuindo na formação de cidadãos mais engajados com o seu território e muito mais felizes”, explica Lucy De Miguel, idealizadora do programa Escolas do Bem.

Como colaborar com o Projeto Calçadas Brincantes?

• Formando uma equipe para pintar as calçadas
  • Cedendo sua calçada para ser pintada
  • Doando tintas e materiais de pintura
  • Desenhando uma brincadeira para ser pintada
  • Ajudando na divulgação do projeto

Em quais bairros de São Paulo vai acontecer a ação?

As calçadas serão pintadas em um perímetro definido por cada escola que faz parte do programa Escolas do Bem, podendo ser pública ou privada. Veja abaixo os bairros onde acontece a ação e o link para acessar os mapas do brincar.

Jardim Aeroporto/Pq. Jabaquara/Vila Sta. Catarina (Zona Sul):

A ação está sendo coordenada pela ONG Alquimia, que tem como meta pintar 100 brincadeiras nas calçadas do bairro, em um perímetro que abrange a região das avenidas Jornalista Roberto Marinho, Washington Luiz, Rua Tamoios e Av. Pedro Bueno.

Para acessar o mapa do brincar desta região, clique aqui.

Mirandópolis (Zona Sul)

A Escola Carandá Educação coordena a ação nesta região na Zona Sul da cidade. O perímetro traçado está limitado pelas avenidas Luís Góis, Rua das Rosas, Rua das Hortênsias e Av. Piassanguaba.

Acesse o mapa do brincar de Mirandópolis clicando aqui.

Vila Romana/Pompéia (Zona Oeste)

O projeto de pintura das calçadas está sendo coordenado pela escola Espaço Pensar. Algumas das ruas definidas para a ação são Rua Fábia, Av. Pompéia, Rua Tito, entre outras.

Baixe aqui o mapa do brincar da Vila Romana e Pompeia.

Vila Leopoldina (Zona Oeste)

Coordenado pela Green Kids School, o trecho selecionado para esta ação está entre a Av. Queiroz Filho, Rua Belmonte, Av. Dr. Gastão Vidigal e a Rua Laureano Fernandes Júnior.

Veja aqui o mapa do brincar da Vila Leopoldina.

Cidade AE Carvalho (Zona Leste)

Toda a ação neste bairro está sendo coordenada pela Escola AE Carvalho, que pretende pintar mais de 40 calçadas brincantes. O trecho escolhido para a pintura tem como limítrofe as Av. Calim Eid, Av. do Contorno, Av. Campanella e a Praça Padre Rosseti.

Baixe aqui o mapa do brincar da Cidade AE Carvalho.

Um Mapa do Brincar para cada bairro

Uma das ferramentas deste projeto será a entrega do MAPA DO BRINCAR para todas as crianças do bairro no dia da ação. O objetivo é que toda a comunidade acompanhe a realização das pinturas, apoiando os participantes e presenciando a transformação do bairro em tempo real. “O mais legal é que as crianças terão esse mapa impresso e poderão explorar as ruas do bairro, de forma divertida. Queremos devolver as ruas para as crianças e essa é a melhor forma de desemparedar as infâncias“, afirma Lucy De Miguel.

Cada escola fará a impressão de 10 mil mapas do brincar. No total, 50 mil mapas serão distribuídos para as crianças desses bairros somente na cidade de São Paulo.

As escolas contam com o apoio da vereadora Janaína Lima (MDB), que está à frente das parcerias com as subprefeituras dos bairros onde o projeto será realizado.