calçadas brincantes
Bahia: pais e alunos voluntários irão pintar cerca de 100 calçadas brincantes em Feira de Santana
23 de outubro de 2023
Caixinha de pipoca para as festas juninas
20 de maio de 2024

São Paulo: meta é pintar 200 calçadas brincantes em oito bairros da capital

Programa Escolas do Bem envolve cinco instituições da cidade e estimula a transformação do entorno escolar em espaços para brincar.

Que tal seria morar em um bairro onde as crianças se divertem nas calçadas, de forma segura, e ainda podem desenvolver todo o seu potencial através dessas brincadeiras? Parece utópico, mas não é. O Instituto Noa, por meio do programa Escolas do Bem, está coordenando uma ação inédita, que pretende pintar mais de 500 Calçadas Brincantes pelo Brasil — 200 delas só na cidade de São Paulo.

Será uma ação simultânea, no dia 28 de outubro, envolvendo escolas de outros estados, como Minas Gerais e Bahia. “Vamos fazer uma grande ação, inédita, envolvendo um total de quatro cidades, em um projeto piloto. Nesta primeira edição, queremos pintar 500 brincadeiras nas calçadas e estimular o brincar livre. A ideia é devolver a rua para as crianças, contribuindo na formação de cidadãos mais engajados com o seu território e muito mais felizes”, explica Lucy De Miguel, idealizadora do programa Escolas do Bem.

Como colaborar com o Projeto Calçadas Brincantes?

• Formando uma equipe para pintar as calçadas
  • Cedendo sua calçada para ser pintada
  • Doando tintas e materiais de pintura
  • Desenhando uma brincadeira para ser pintada
  • Ajudando na divulgação do projeto

Em quais bairros de São Paulo vai acontecer a ação?

As calçadas serão pintadas em um perímetro definido por cada escola que faz parte do programa Escolas do Bem, podendo ser pública ou privada. Veja abaixo os bairros onde acontece a ação e o link para acessar os mapas do brincar.

Jardim Aeroporto/Pq. Jabaquara/Vila Sta. Catarina (Zona Sul):

A ação está sendo coordenada pela ONG Alquimia, que tem como meta pintar 100 brincadeiras nas calçadas do bairro, em um perímetro que abrange a região das avenidas Jornalista Roberto Marinho, Washington Luiz, Rua Tamoios e Av. Pedro Bueno.

Para acessar o mapa do brincar desta região, clique aqui.

Mirandópolis (Zona Sul)

A Escola Carandá Educação coordena a ação nesta região na Zona Sul da cidade. O perímetro traçado está limitado pelas avenidas Luís Góis, Rua das Rosas, Rua das Hortênsias e Av. Piassanguaba.

Acesse o mapa do brincar de Mirandópolis clicando aqui.

Vila Romana/Pompéia (Zona Oeste)

O projeto de pintura das calçadas está sendo coordenado pela escola Espaço Pensar. Algumas das ruas definidas para a ação são Rua Fábia, Av. Pompéia, Rua Tito, entre outras.

Baixe aqui o mapa do brincar da Vila Romana e Pompeia.

Vila Leopoldina (Zona Oeste)

Coordenado pela Green Kids School, o trecho selecionado para esta ação está entre a Av. Queiroz Filho, Rua Belmonte, Av. Dr. Gastão Vidigal e a Rua Laureano Fernandes Júnior.

Veja aqui o mapa do brincar da Vila Leopoldina.

Cidade AE Carvalho (Zona Leste)

Toda a ação neste bairro está sendo coordenada pela Escola AE Carvalho, que pretende pintar mais de 40 calçadas brincantes. O trecho escolhido para a pintura tem como limítrofe as Av. Calim Eid, Av. do Contorno, Av. Campanella e a Praça Padre Rosseti.

Baixe aqui o mapa do brincar da Cidade AE Carvalho.

Um Mapa do Brincar para cada bairro

Uma das ferramentas deste projeto será a entrega do MAPA DO BRINCAR para todas as crianças do bairro no dia da ação. O objetivo é que toda a comunidade acompanhe a realização das pinturas, apoiando os participantes e presenciando a transformação do bairro em tempo real. “O mais legal é que as crianças terão esse mapa impresso e poderão explorar as ruas do bairro, de forma divertida. Queremos devolver as ruas para as crianças e essa é a melhor forma de desemparedar as infâncias“, afirma Lucy De Miguel.

Cada escola fará a impressão de 10 mil mapas do brincar. No total, 50 mil mapas serão distribuídos para as crianças desses bairros somente na cidade de São Paulo.

As escolas contam com o apoio da vereadora Janaína Lima (MDB), que está à frente das parcerias com as subprefeituras dos bairros onde o projeto será realizado.