sementes do bem
Alunos do Sistema Master distribuem mais de 700 mudas frutíferas em BH
9 de outubro de 2022
calçadas brincantes
Bahia: pais e alunos voluntários irão pintar cerca de 100 calçadas brincantes em Feira de Santana
23 de outubro de 2023

Ação inédita entre escolas irá pintar 500 Calçadas Brincantes pelo Brasil

Projeto foi desenhado conjuntamente pelas Escolas do Bem, participantes do ciclo 2023. O objetivo é desemparedar as infâncias e transformar as ruas do bairro do entorno escolar, engajando toda a comunidade, com atividades lúdicas e coloridas pelas calçadas. A meta é pintar 500 Calçadas Brincantes em um único dia.

Quem já brincou de amarelinha quando criança sabe que brincar na calçada é diversão garantida. Agora, imagine um bairro que tenha suas calçadas repletas de atividades brincantes, que vão além das tradicionais amarelinhas. Como você se sentiria morando em um bairro assim?

Pois as instituições de ensino que fazem parte do Programa Escolas do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, decidiram se unir em uma ação conjunta e estabeleceram como meta pintar 1000 Calçadas Brincantes no dia 28 de outubro, sábado, com a ajuda de toda a comunidade.

Até o momento, as cidades participantes são São Paulo (SP), Contagem (MG), Itabira (MG) e Feira de Santana (BA), mas escolas de outras cidades já manifestaram interesse de participar desta ação.

1000 Calçadas Brincantes: como vai acontecer?

Essa ação tem como objetivo fortalecer o protagonismo das escolas públicas e privadas em seu bairro. Por isso, cada escola irá determinar o perímetro onde vai acontecer o projeto, ou seja, as ruas do entorno que poderão ser pintadas.

A ideia é que cada instituição de ensino busque apoio do poder público e da imprensa em sua cidade, bem como de empresas parceiras, para realizar a ação.

Após divulgada a área do projeto, é hora de formar as equipes de até 10 pessoas que irão pintar as brincadeiras.

A ação irá começar dentro da escola, mobilizando alunos, professores e pais. Mas a ideia é que cada integrante da escola forme uma equipe e defina o modelo da brincadeira que será pintada e o local, dentro da área definida.

O projeto vai acontecer simultaneamente em todas as cidades, no dia 28 de outubro, das 9h às 16h. A ideia é promover um grande movimento no bairro, com as equipes pintando as calçadas e os moradores apoiando, torcendo ou colaborando.

Aliás, o projeto tem um caráter colaborativo, ou seja, uma equipe que tenha terminado a sua pintura poderá se unir a outra e ajudá-la com o trabalho.

“Queremos ensinar, na prática, o que é participação cidadã, trazendo a responsabilidade para toda a comunidade de cuidado com o seu bairro, de transformação e bem-estar. E é também uma forma de levar aprendizagem para fora da escola, pois as brincadeiras nas calçadas também são eficazes para o desenvolvimento infantil”, explica Lucy De Miguel, idealizadora do Programa Escolas do Bem.

Mapa do Brincar: para as crianças explorarem o seu bairro

A partir das localizações das pinturas que serão informadas pelas equipes durante a inscrição, cada escola será responsável pela elaboração do Mapa do Brincar, uma ferramenta impressa que será útil para que as crianças possam encontrar todas as brincadeiras pintadas nas calçadas do seu bairro.

O mapa será distribuído para a população no dia da ação, com o intuito de incentivar as famílias a saírem de casa com as crianças para acompanhar as pinturas e a transformação do bairro.

“Queremos que esse mapa seja entregue em todas as escolas do bairro, para todas as crianças. É uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento de todos perante o território que ocupam, promovendo uma conexão da criança com a cidade e as brincadeiras ao ar livre“, explica Lucy.

Ajuda comunitária e votação popular

Há várias formas de participar deste projeto. A começar pelas equipes, que podem ser formadas por alunos e familiares, amigos e vizinhos, professores de outras escolas, artistas locais, empresas parceiras e quem mais quiser. A inscrição será feita por meio de um formulário que será divulgado pelas escolas participantes.

Outra forma de ajudar é doando material. Lojas de tintas ou de materiais de construção podem ser parceiras do projeto, bem como moradores que tenham restos de tintas que não usam mais.

Artistas, arquitetos ou designers também podem contribuir, fazendo o desenho das brincadeiras que podem ser pintadas nas calçadas. E há também quem queira apenas ceder a sua calçada para ser pintada. O importante é que todos participem de alguma forma.

No dia da ação, quando a pintura estiver finalizada, cada equipe enviará uma foto da calçada para a escola, que fará a postagem no Instagram, em um perfil próprio desta ação.

A partir daí, as calçadas serão submetidas a uma votação popular até o dia 4 de novembro, por meio de likes ou curtidas. A equipe que tiver mais curtidas receberá uma homenagem na Câmara dos Vereadores da sua cidade, como forma de agradecimento.

Assista o vídeo que as escolas já começaram a divulgar para explicar a ação: