O estandarte é um dos elementos de decoração imprescindíveis nas festanças juninas. É uma espécie de bandeira, mas surgiu antes dela. Desde os primórdios da história da sociedade, existiu uma necessidade humana de representação através de símbolos.
A diferença entre um estandarte e uma bandeira é que ele não serve para ser hasteado, mas sim levados pelas tropas militares, em procissões religiosas e até mesmo nos desfiles de carnaval. Para a nobreza, traziam impressos os brasões da família, ricamente elaborados com símbolos e seus significados.
Nas festas juninas, o estandarte fez tradição trazendo os santos religiosos.
Como nosso Arraiá é do Bem, queremos propor uma atividade bem divertida e que vai ficar eternamente na memória de todos. Já pensou em fazer um estandarte da sua própria família? A ideia é confeccionar juntamente com as crianças, pedindo a elas que contribuam com sugestões para os elementos que vão compor a sua peça.
Para decorar, utilize o que você tem em casa: a base pode ser de papelão ou de papel e um tecido grosso. Vocês podem utilizar também estampas, fotografias, papéis coloridos para fazer as letras, bandeirinhas, fitas, rendas e tudo o mais que a sua imaginação permitir.
Veja abaixo um vídeo com instruções que servirão de inspiração para fazer um estandarte:
https://www.youtube.com/watch?v=Xq7azD42yt4
E se topar a nossa brincadeira, compartilhem seu estandarte para incentivar outras famílias. Publiquem nas redes sociais com as hashtags #arraiadobem2020 e #escolasdobem
Boa festança!