desenvolvimento da linguagem
Conversar com as crianças incentiva o desenvolvimento da linguagem, diz estudo
5 de setembro de 2018
setembro amarelo
Setembro Dourado: Diagnóstico precoce do câncer eleva chances de cura
6 de setembro de 2018

“Ateliê Sabores”: conheça a proposta da “Cultura da Infância”

Permitir que as crianças estabeleçam uma relação com os alimentos e percebam, na prática, como eles são saborosos, cheirosos e nutritivos.  Com esse objetivo, a Escola Cultura da Infância, de Sorocaba, criou o “Ateliê Sabores”. Trata-se de um espaço permanente, em que  as crianças manuseiam os ingredientes. Mas toda essa interação acontece sempre sob a supervisão da equipe pedagógica.

Os pequenos são estimulados a descobrir as características dos alimentos, aprendendo a reconhecê-los em seus diferentes formatos: crus, cozidos, ralados ou inteiros. Afinal, qual será a textura de cada um deles? Será que eles têm caroços ou sementes? Esses são só alguns exemplos de descobertas feitas ao longo dessa vivência.

Durante o “Ateliê Sabores”, eles observam o preparo dos ingredientes e também podem ajudar a lavar os alimentos que serão degustados.Depois de prontas, as comidas são colocadas em bandejas e arrumados em uma mesa, de maneira que atraiam também pelo aspecto visual.

O legado dessa experiência é bastante positivo, pois a tendência é que a criança se interesse ainda mais pela hora das refeições. De quebra, os pequenos diminuem a resistência a certos grupos. como verduras e legumes, em contraponto aos alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

Faz muito tempo que você fez sua última refeição? Caso contrário, fazemos um alerta: as fotos do “Ateliê Sabores” certamente vão abrir seu apetite!

Encontre essa Escola do Bem no Facebook

Sobre o Escolas do Bem

“Escolas do Bem” é um projeto inovador de responsabilidade social, que reúne escolas de todo o Brasil para promover o bem-comum,  com iniciativas que se refletem na cidade onde cada instituição atua. Porém, também ajuda no fortalecimento da gestão escolar, promove a capacitação dos educadores e orienta as famílias quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança.

Na prática, a instituição passa a fazer parte de uma grande rede do bem, assumindo o compromisso de contribuir com 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A partir daí, portanto, o participante tem acesso ao conteúdo do programa e aos cursos (aplicativo, site e redes sociais), obter informações importantes e atualizadas sobre gestão escolar, como também participar das campanhas promovidas ao longo do ano.

Saiba como se tornar uma Escola do Bem