Sete dicas para preparar o quarto do bebê que está chegando
28 de junho de 2017
Narração de histórias e filme são atrações do primeiro final de semana das férias escolares
29 de junho de 2017

Saiba a importância dos pais e da escola para evitar a obesidade infantil

9382_04_B_1200x628px_FB_Nutrifam_Obesidade

Foto: iStock/Íntegra.

A obesidade é uma doença que tem afetado uma parcela da população mundial. No Brasil, constitui o principal problema de saúde responsável por 72% de causas de óbitos segundo dados da Secretária de Vigilância Sanitária em Saúde, publicado em 2015.

Essa doença pode ser evitada de forma preventiva já na infância, onde existe uma maior possibilidade de transformar e incentivar hábitos alimentares saudáveis. Quanto mais precocemente for introduzido um aprendizado dinâmico sobre alimentação saudável maior a probabilidade de ser um ciclo vital preventivo e permanente, uma vez que uma das causas dessa doença é o hábito alimentar errôneo.

A escola é um ambiente onde a criança passa boa parte de seu tempo, por isso tem responsabilidade sobre a formação de hábitos. O IBGE divulgou em 2016 a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2015), e os dados coletados foram alarmantes, pois referem que as preferências dos alunos por alimentos não saudáveis estão em torno de 41%, sendo relatados consumo de guloseimas por pelo menos 5 dias por semana.

9382_04_A_1200x628px_FB_Nutrifam_Obesidade

Foto: iStock/Íntegra.

Para que haja uma reversão desse quadro, todos devem estar engajados no mesmo objetivo, equipe de nutrição escolar, professores, coordenadores e pais devem incentivar e propiciar que os alunos façam escolhas saudáveis, o que muitos desconhecem são que essas escolhas são acessíveis aos alunos, porém muitos estão trocando alimentos in natura como arroz, feijão, hortaliças e frutas frescas por alimentos do tipo fastfood.

O trabalho da equipe de nutrição anda na contramão com as preferências dos alunos o que pode causar aborrecimentos para a comunidade escolar,  professores, coordenadores e pais, que às vezes ouvem queixas por parte dos alunos que a comida não é gostosa e que não tem variedade, no entanto essas queixas são exteriorização da insatisfação de não poder consumir os alimentos  gordurosos, sendo importante checar o real motivo das queixas.

Mudar esse quadro requer paciência, determinação, projetos de educação nutricional e união de toda comunidade escolar. Por isso a Nutrifam continua a reforçar a importância da conscientização alimentar no dia a dia.

Fonte: www.nutrifam.com.br/blog/obesidade-infantil.
9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam