Quindim
26 de novembro de 2017
Grávidas também podem ser fitness
27 de novembro de 2017

Conheça os mitos e verdades sobre a dieta sem glúten

Com tantas dietas disponíveis, a busca rápida por um ideal estético resulta na criação de diversas formas para eliminar peso em um curto tempo e com grandes perdas para o organismo. Essa “facilidade” leva os mais imediatistas a se aventurarem em dietas exclusivas, como a sem glúten, que originalmente era apenas para pacientes com doença celíaca.
O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, cevada, centeio, malte e aveia, que torna as massas mais maleáveis. Sua digestão é difícil e causa inflamação nas vilosidades intestinais, além do aumento da circunferência da cintura, devido ao inchaço abdominal.
Nos pacientes celíacos essa inflamação leva a vários comprometimentos graves à saúde. Já para indivíduos saudáveis consumir glúten com moderação, assim como todos os alimentos calóricos, não causa problemas ao organismo.
Quando se diminui o glúten da alimentação há a perda de peso, devido à ingestão de outros alimentos com menor índice calórico e mais digestíveis. Diversas são as dietas, mas todas levam ao mesmo problema das dietas restritivas: apesar da perda de peso, não são fáceis de serem seguidas por mais do que alguns dias e se torna insustentável para aqueles que mantêm o foco apenas na estética. Com a volta da alimentação normal, o peso perdido logo é recuperado com o consumo de alimentos calóricos.
Mudanças comportamentais na alimentação devem ser acompanhadas pelo profissional de nutrição que elaborara um plano alimentar individualizado para cada paciente de acordo com o biótipo e a necessidade de cada pessoa, com isso a perda de peso será gradativa e efetiva.
 
Fonte: www.nutrifam.com.br/blog/mitos-e-verdades-sobre-o-gluten.
 
9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam