A infância é a etapa da vida em que aprendemos muitos dos valores e hábitos que vamos levar para a fase adulta. Assim, é importante que as crianças aprendam a comer de maneira saudável desde cedo. “Educação e controle alimentar na infância podem ser determinantes para garantir o desenvolvimento físico e intelectual pleno”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Como as nem sempre as coisas fluem como planejadas, a especialista dá algumas dicas.
1- Sim para tudo: procure não agradar apenas o paladar do seu filho, pense no desenvolvimento dele. Crianças sem limites tendem a abusar de doces e frituras com alto valor calórico e baixo valor nutricional. Reserve alguns momentos específicos para que a criança consuma aquilo que a agrada.
2- Fora de hora: o ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitando beliscar entre as refeições. Os lanches fora de hora, em geral, são calóricos e pouco nutritivos.
3- Comida como recompensa: “Como a salada, senão não vai ganhar sobremesa”. Embora muitos pais já tenham dito frase semelhante, essa é uma atitude que pode distanciar a criança de alimentos saudáveis.
4- Coma tudo: a criança tem limites de tolerância distintos dos adultos, por isso monte junto com ela um prato colorido, atrativo, e com as quantidades que ela acha que vai consumir.
5- Substituir refeições: “Isso pode proporcionar graves deficiências nutricionais. Arroz, feijão, carne, verduras e legumes contribuem para oferecer uma gama de nutrientes impossíveis de serem substituídos por alimentos de baixo valor nutricional”, afirma a nutricionista.
6- Varie sempre: talvez uma criança só consuma determinado alimento porque é o único que está sendo oferecido a ela. Procure sempre variar o cardápio.
7- Dê o bom exemplo: não basta querer que a criança consuma alimentos saudáveis se o restante da família não fizer o mesmo. Os pais sempre devem dar o bom exemplo.
Fonte: Greice Caroline Baggio é nutricionista.