Que tal aproveitar o tempo livre para brincar com as crianças em casa? Pensando nisso, a psicopedagoga Sheila Leal separou 5 tipos de brincadeiras para se divertir com os pequenos:
Para brincar, primeiro é necessário escolher um tema, como “Terra do Nunca” ou “Circo” e fantasiar as crianças com os personagens. Depois, basta esconder um prêmio em algum lugar e dar dicas para as crianças encontrarem o tesouro. Conforme conta a especialista, essa brincadeira ajuda em muitos aspectos. “Estimula a agilidade, atenção, concentração, raciocínio lógico, cooperação e estratégia. São muitos os estímulos trabalhados”, completa, lembrando que as crianças irão adorar se imaginar em um mundo encantando descobrindo um tesouro.
Todos conhecem a brincadeira, mas ela ficará ainda mais legal se transformada na magia do carnaval, em uma busca pelos heróis e princesas. “O esconde-esconde ajuda a trabalhar a coordenação motora e a agilidade, além de outros benefícios como pensamento estratégico” explica Sheila. Ela aconselha que os pais utilizem TNT para fazer as capas e vestidos, por exemplo.
Essa brincadeira leva as crianças a um mundo de fantasias, o que tem tudo a ver com o carnaval. Conforme a especialista conta, é uma brincadeira simples e mágica que estimula a criatividade da criança e ajuda também em habilidades motoras. “A reação dos pequenos é correr atrás da bolha para estourá-la, então podemos considerar como uma brincadeira simples, que você pode fazer em casa com água e sabão”.
A psicopedagoga sugere que os pais aproveitem o carnaval para desenhar máscaras e fantasias para as crianças pintarem, e por que não aproveitar o brilho do carnaval e colorir os desenhos com lantejoula? “Deixe os materiais, como lápis, giz, sulfites e cartolinas à disposição dos pequenos, para estimularem a criatividade e imaginação”, aconselha. Ela também sugere que, a partir dos 5 anos, os pequenos façam desenhos por associação. “Faça você um desenho no centro da folha e peça para seu filho desenhar o que lhe vem à mente relacionado a esse desenho”, explica.
Essa brincadeira, segundo a especialista, é divertida para todas as idades e no carnaval ela pode se tornar ainda mais legal. “Comece contando uma história e insira elementos como máscara, fantasias e desfiles durante a história, depois deixe que seu filho dê um novo rumo para os personagens até chegar ao final”, conta Sheila. Além disso, ela lembra que é possível utilizar elementos de fantasias para ir criando o personagem, como por exemplo óculos ou chapéu. Segundo a especialista, ao completar uma historinha, os pequenos desenvolvem criatividade e até mesmo os processos cognitivos.
Fonte: Sheila Leal, psicopedagoga.
Leia também:
A importância do brincar para o desenvolvimento da criança
Brincar: a importância da interação para um desenvolvimento saudável
Como o brincar ajuda a criança a ser independente?
Cinco brincadeiras para aproveitar o tempo livre em casa com as crianças