Oito atitudes para acabar com as birras dos pequenos
23 de janeiro de 2018
Como montar uma lancheira saudável e prática para seu filho
24 de janeiro de 2018

Três brincadeiras que estimulam a coordenação motora e o vocabulário das crianças

Como brincar com as crianças estimulando a imaginação, a coordenação motora e exercícios de vocabulário? A especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal criou uma lista com três dicas para que todos em casa possam brincar juntos. Veja: 

Jogo da coordenação – Utilize objetos, como por exemplo lápis, para montar duas linhas, formando uma pista. Dentro dessa pista, crie brincadeiras como corrida com um pé só, pular para dentro e fora ou pular de um lado para o outro. Essas e outras brincadeiras simples treinam a coordenação motora e também as estimulam em noções do que é rápido e lento, dentro e fora. Para uma coordenação mais refinada, pode-se escrever a primeira letra do nome dos integrantes da casa, utilizando feijão, milho de pipoca, com barbante, etc. Dessa forma podemos trabalhar os movimentos que ajudarão o controle do lápis, no momento da escrita.

Jogo das Sílabas – Brincar com as palavras é também o melhor modo de treinar e desenvolver o raciocínio rápido. No dia a dia, ou até mesmo no carro, sugira brincadeiras de completar as frases, pois elas são essenciais para o estímulo da fala, como por exemplo: “Fale uma palavra com a silaba LA” – Laranja, lápis, lâmpada, lagartixa, lama, entre outras. Procure variar as sílabas. Outra proposta seria “Quem consegue falar uma palavra que tenha 3 pedacinhos” CA-BE-LO, “1 pedacinho” MÃO, descobrindo se a palavra é grande, pequena ou média. Pensar em palavras que iniciam com a mesma letra (trabalhando aliteração) RATO-RABO-RABISCO-REDE.

Jogo das palavras – O jogo das palavras também tem o mesmo foco que o jogo das sílabas. A diferença é que neste as palavras têm que ser feitas com a última letra daquela que a pessoa acabou de falar, como por exemplo: elefante, estrela, alimento, ônibus, sacola e assim por diante. Essa é uma brincadeira mais elaborada, mas que também ajuda a desenvolver o raciocínio rápido da criança.

Fonte: Sheila Leal, especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga.
 
259.7_Institucional_EscolasDoBem_Post_810x400px