Mesmo que na fase adulta não toquem mais instrumento algum, pessoas que fizeram aulas de música na infância podem obter um funcionamento do cérebro melhor do que aqueles que nunca tiveram contato com o estudo musical, segundo estudo publicado na revista científica Neuropsychologic. A pesquisa foi realizada pela York University e pelo Royal Conservatory of Music de Toronto.
Os participantes do estudo que tiveram algum aprendizado de música durante a infância alcançaram melhores resultados em testes cognitivos. Isso por que, de acordo com os pesquisadores, atividades musicais são exercícios cognitivos desafiadores e ajudam a criar conexões cerebrais, melhorando assim a capacidade de memória e agilidade na tomada de decisões.
O resultado mostrou que 90% das crianças que tiveram o treinamento musical apresentaram melhora na inteligência – melhor conhecimento de vocabulário, tempo de reação e precisão.
Já no grupo que não estudou música, os pesquisadores não encontraram um aumento significativo na inteligência verbal ou mudanças no cérebro.
Fonte: Neuropsychologic, revista científica.