A gestação é uma fase acompanhada de várias mudanças na vida da futura mamãe. E com os hábitos de beleza na gravidez não é diferente. Porém, algumas dúvidas quanto a esse assunto podem surgir durante os nove meses.
Para ajudar as mamães vaidosas, a ginecologista Dra. Maria Elisa Noriler, esclarece o que é mito ou verdade sobre as técnicas para cuidar do corpo e da beleza na gravidez.
Verdade! Os ingredientes presentes nesses produtos são fracos e não causam nenhum mal à saúde do bebê. Entretanto, no dia do parto, deve-se optar por cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados na hora do procedimento. Isso porque a quantidade de oxigênio no corpo materno é analisada por meio de uma luz que atravessa o dedo indicador e, no caso de esmaltes escuros, pode dificultar a técnica.
Mito! Qualquer tipo de coloração deve ser evitado durante os primeiros meses de gestação e após esse período pode ser realizado somente com tinturas sem amônia e metais pesados.
Mito! Estes produtos ajudam a amenizar a coceira. Um jeito mais eficiente de reduzir as chances de ter estrias é se alimentar adequadamente, praticar atividades físicas, controlar o peso e beber muita água.
Verdade! A vitamina D que é absorvida durante os banhos de sol é excelente para a saúde da mãe e de seu bebê. Porém, é preciso ficar alerta aos horários de exposição, evitando o sol das 10h até às 16h e sempre utilizar o protetor solar para evitar manchas na pele, muito comum nesta fase devido às alterações hormonais.
Mito! Este procedimento pode ser utilizado tranquilamente. O único alerta fica para as depilações à laser, já que ainda não se sabe se a técnica pode causar algum dano à saúde do feto.
Verdade! Frequentar esses locais é desaconselhável na gestação porque as altas temperaturas podem causar desmaios e queda de pressão.
Portanto, em caso de dúvida sobre realizar ou não procedimentos de beleza, Maria recomenda que as mães conversem com seu obstetra para que ele possa esclarecer e tranquiliza-las sobre esses assuntos.
Fonte: Dra. Maria Elisa Noriler, ginecologista e obstetra.
Leia também:
Estresse na gravidez pode afetar o crescimento do bebê
Diabetes Gestacional: saiba como evitar e monitorar
Cinco cuidados para ter antes de engravidar
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.