desempenho
Má alimentação pode acarretar desempenho ruim na escola
19 de novembro de 2018
vacinas
Obstetra alerta sobre a importância das vacinas durante a gestação
20 de novembro de 2018

Bicicleta: saiba como ensinar a criança a andar com segurança

Com a agitação do cotidiano, tem sido cada vez mais comum os filhos crescerem se envolvendo mais em atividades com a TV, computador ou videogame, do que com os pais. Mas que tal virar esse jogo e se aproximar do seu filho, ensinando-o a andar de bicicleta?

O método é explicado pelo técnico de ciclismo Enéas Ciamprini. “É uma técnica muito utilizado na Itália, e o segredo é usar a bicicleta no tamanho certo e retirar os pedais para que a criança aprenda primeiro somente a arte de se equilibrar”, garante o profissional.

Três etapas

Perder o medo – o tamanho ideal da bicicleta para a criança aprender a pedalar é a de aro 16, indicada para idades entre 4 e 6 anos. “Mas é importante que a ela esteja familiarizada com aquelas bicicletas pequenas, de aro 12, para que não tenha medo na hora de tirar a rodinha”, explica Enéas.

Preparar a bike – utilizar uma bicicleta de aro 16 (sem rodinhas), abaixar o selim totalmente e retirar os pedais. Assim, a criança ficará sentada e com os pés apoiados no chão, de uma forma que seja fácil “brincar” com a bicicleta, sem pedalar.

O método – Incentive a criança a “patinar” com a bicicleta, sem pressa, deslocando-se apenas com o impulso dos pés, buscando o equilíbrio. O segredo é que aos poucos ela vai aprendendo a se soltar e a controlar a bike. Quando ela conseguir se deslocar por 10 metros, sem colocar os pés no chão, você já pode instalar de volta os pedais. Importante: faça isso em terrenos planos e retos, evitando ladeiras e espaços muito acidentados.

O tamanho certo

As bicicletas são como roupas: têm que ser no tamanho certo de cada pessoa. Por isso, a variedade no tamanho dos aros não existe por acaso. Antes de comprar uma bike, procure orientação em lojas especializadas quanto ao melhor tamanho para a sua criança, principalmente nesta fase do aprendizado. O mais importante é que ela consiga apoiar os pés no chão, mantendo-se sentada no selim.

Segurança

Utilizar itens de segurança é essencial nesta etapa. O capacete sempre deve fazer parte da atividade. Luvas também são indicadas, além do uso de roupas leves, que permitam a movimentação adequada dos braços e das pernas.

Fonte: Enéas Ciamprini, técnico de ciclismo.