Na hora de comprar presentes para as crianças o que não faltam são brinquedos que tocam músicas e emitem sons. Mas esses objetos precisam de atenção especial, já que muitos dos disponíveis no mercado excedem o limite do som permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e podem causar danos irreversíveis à audição da criançada.
“O uso contínuo de alguns brinquedos musicais, como guitarrinhas e minibaterias, e de equipamentos eletrônicos, como iPods e MP3, pode causar uma espécie de fadiga no nervo auditivo que, ao longo do tempo, vai provocando uma redução gradual da audição e até mesmo uma lesão profunda nas células do ouvido interno”, explica a fonoaudióloga Katia Miriam de Melo Silveira.
Na hora da compra, verifique se o brinquedo possui o selo de garantia de qualidade e segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). Se presentear com MP3 e iPods, ensine a criança a não escutar música em volume muito alto e por muito tempo.
Fonte: Katia Miriam de Melo Silveira, fonoaudióloga.
Leia também:
Distúrbio do Processamento Auditivo pode prejudicar o aprendizado das crianças na escola
Pais devem ter cuidado ao escolher brinquedos
Problemas na decodificação dos sons prejudica desempenho escolar
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.