Comidas
Pais são influenciados pelos filhos na hora da compra de alimentos, afirma pesquisa
17 de agosto de 2018
Paracetamol
Gravidez: Uso frequente de paracetamol pode ser prejudicial ao bebê
18 de agosto de 2018

Barulho de brinquedos musicais pode prejudicar audição das crianças

Audição

Na hora de comprar presentes para as crianças o que não faltam são brinquedos que tocam músicas e emitem sons. Mas esses objetos precisam de atenção especial, já que muitos dos disponíveis no mercado excedem o limite do som permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e podem causar danos irreversíveis à audição da criançada.

“O uso contínuo de alguns brinquedos musicais, como guitarrinhas e minibaterias, e de equipamentos eletrônicos, como iPods e MP3, pode causar uma espécie de fadiga no nervo auditivo que, ao longo do tempo, vai provocando uma redução gradual da audição e até mesmo uma lesão profunda nas células do ouvido interno”, explica a fonoaudióloga Katia Miriam de Melo Silveira.

Evite problemas!

Na hora da compra, verifique se o brinquedo possui o selo de garantia de qualidade e segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). Se presentear com MP3 e iPods, ensine a criança a não escutar música em volume muito alto e por muito tempo.

Fonte: Katia Miriam de Melo Silveira, fonoaudióloga.