Instituto Noa reconhece Escola São José como uma “Escola do Bem”
25 de agosto de 2016

Campanha das Escolas do Bem arrecada livros infantis para construir biblioteca em uma organização social

O objetivo da ação é conscientizar famílias e crianças sobre o seu poder de transformação social, incentivando a
doação de livros infantis paradidáticos para a biblioteca que será construída na Associação Amor em Cristo de Sorocaba
Acreditar numa sociedade melhor através de uma Educação de Qualidade para Todos é a proposta deste projeto, que construirá uma biblioteca infantil com o objetivo de estimular a leitura e oferecer um ambiente em que as crianças e adolescentes atendidos pela Associação Amor em Cristo, situada no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba, tenham prazer em frequentar, participar de oficinas, rodas de leitura, etc.
A iniciativa propõe a percepção do papel da sociedade como agentes de transformação da realidade local, e resulta na satisfação de poder contribuir concretamente com a melhoria de uma situação, permitindo a criação de vínculos, o sentido de pertencimento comunitário e o empoderamento coletivo – valores fundamentais para uma cidadania ativa.
Trata-se de uma ação coletiva que promove a interação entre parceiros, patrocinadores e apoiadores de Sorocaba e região, impactando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê essa união de esforços e ativação do poder de transformação social, gerando resultados positivos para a sociedade, e o mundo.
“O Programa Escolas do Bem reconhece as escolas que contribuem para o bem-estar social e mobiliza essa rede do bem para despertar valores sociais nos alunos, familiares e em toda a comunidade do entorno escolar. A campanha de arrecadação de livros infantis para a nova biblioteca da associação é só uma das ações que programamos para este ano. Estamos mobilizando também nossos patrocinadores e outros empresários da cidade, para que essa soma de esforços traga resultados ainda melhores”, conta a jornalista e presidente do Instituto Noa, Lucy De Miguel, organização que faz a gestão do programa Escolas do Bem.
A jornalista ainda completa que está negociando com uma construtora da cidade para que faça o prédio da nova biblioteca, totalmente adequado às necessidades que um espaço como este necessita.
Como e onde doar?
As Escolas do Bem de Sorocaba e região estão recebendo as doações de livros infantis novos e usados, que estejam em bom estado, para que possam ser apreciados por outras crianças. “Percebemos a empolgação e disposição de todos em colaborar com essa iniciativa. Há um desejo nas pessoas, sejam empresários ou pessoas físicas, em querer ajudar a transformar o mundo num lugar melhor, mas com a correria do dia a dia não conseguem dispor desse tempo, e se alegram em poder contribuir com ações como essa”, comenta Lucy De Miguel, contente com o envolvimento de todos que aderem a campanha.
Os livros podem ser depositados nas caixas de coleta disponíveis nas Escolas do Bem e outros locais cadastrados, que estão listados AQUI. As doações podem ser feitas até novembro deste ano.  A inauguração do novo prédio da biblioteca está prevista para março de 2017.
Sobre o Instituto Noa
Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa tem sede em Sorocaba e nasceu com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo.
Sobre a Associação Amor em Cristo
A associação foi fundada em 2001 e está localizada no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba. Atende crianças e adolescentes de quatro a 14 anos em um espaço educacional, onde realiza um atendimento socioassistencial, tendo como prioridade o acolhimento em contraturno escolar. Pauta seu trabalho no desenvolvimento do ser humano e sua integração com o mundo. As atividades realizadas na associação proporcionam uma aprendizagem extracurricular, assimiladas através de vivências que oferecem desenvolvimento e crescimento pessoal aos atendidos. Utiliza diversas ferramentas, como dinâmicas, arte, recreação, esportes, jogos educativos, contação de história, atividades lúdicas, passeios monitorados e musicalização. Tem como missão promover o desenvolvimento físico, cognitivo e espiritual de crianças e adolescentes para aprimorar sua convivência familiar e social.
Veja a matéria publicada nos sites: