Nossas campanhas são INSPIRAÇÕES

Veja alguns exemplos de como sua escola pode contribuir para o alcance dos Objetivos da ONU e ampliar a sua função social. O Instituto Noa, através do programa Escolas do Bem, sugere estas campanhas e orienta para que sejam realizadas ao longo do ano, sem interferir no calendário escolar.

Todas as escolas participantes recebem amplo material de divulgação e apoio para que as ações sejam comunicadas pela imprensa.

Essas ações podem ser realizadas em conjunto com outras Escolas do Bem em sua cidade e até mesmo com o apoio dos órgãos municipais. Conheça e faça parte dessa grande rede do bem!

E se a sua escola desenvolve outras campanhas que podem servir de exemplo para outras, compartilhe com a gente.

5 de janeiro de 2019

Reciclar: Materiais de Escrita

Tem como objetivo mobilizar crianças, adultos e toda a comunidade para que deem um destino certo ao descartar materiais de escrita, como lápis, caneta, borracha, lápis de cor, canetinha, apontador, entre outros. Esse material é enviado para reciclagem e transformado em vários produtos. Além de proporcionar o descarte correto desses resíduos, o mais legal é que esse programa dá a oportunidade de arrecadar dinheiro para as instituições participantes. Veja como funciona.
5 de janeiro de 2019

Campanha Lacre Solidário

Realizada em parceria com a CCR Via Oeste, esta campanha tem dois objetivos nobres: retirar os lacres de alumínio do lixo e reverter essa arrecadação em cadeira de rodas. A cada 140 garrafas pet de 2 litros, cheias de lacres (mais ou menos 2.500 peças), recebemos da CCR uma cadeira de rodas. Trata-se de uma campanha deliciosa, que motiva os alunos, familiares e todo o entorno da escola, além dos próprios colaboradores.
5 de janeiro de 2019
feira de troca de brinquedos

Feira de Troca de Brinquedos

Um movimento articulado pelo Instituto Alana, a Feira de Troca de Brinquedos é sempre um grande sucesso. Pode ser realizada dentro da escola, para os alunos e a comunidade. Em algumas cidades, a feira é promovida juntamente com a prefeitura, em algum parque ou praça publica. O Instituto Noa dá todo o suporte para essa articulação junto ao poder público. Se a sua escola quiser realizar a Feira, daremos apoio nas ações de comunicação.
5 de janeiro de 2019
sessao pipoca

Organize uma Sessão de Cinema

Que tal oferecer para os pais dos seus alunos, ou mesmo para outros pais do seu bairro, da sua cidade, uma sessão de cinema grátis? Não, não se trata de uma reunião de pais com a exibição de um trecho de algum filme interessante que você viu por aí. É muito mais do que isso. A ideia da Sessão Pipoca das Escolas do Bem é acolher as famílias e oferecer a elas um momento para refletir sobre o desenvolvimento da criança.
5 de janeiro de 2019

Semana Mundial do Brincar 2019

Em parceria com a Aliança pela Infância, entre os dias 25 de maio e 02 de junho incentivaremos as Escolas do Bem a se engajarem nas ações propostas por esta organização para a Semana Mundial do Brincar. O tema deste ano será “O Brincar que Abraça a Diferença”. A ação deste ano busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. Afinal, as primeiras interações entre crianças acontecem durante vivências lúdicas.
5 de janeiro de 2019
deixe ou leve

Na calçada: “Deixe ou Leve”

Uma ação totalmente da porta da escola pra fora. A ideia da campanha DEIXE OU LEVE é ter um espaço externo, que pode ser na calçada da escola, e estimular seus alunos, as famílias, os colaboradores, a comunidade em geral, a deixar aquilo que não precisam mais, para aqueles que precisam, e muito. Cada escola tem a liberdade de escolher o formato que quer trabalhar. Algumas podem pendurar um varal com cabides, para que as pessoas deixem ou levem roupas, por exemplo. Outras podem colocar caixotes ou estante, para que seja uma ação com livros, revistas e gibis…
4 de janeiro de 2019
meus cursos livres

Meus Cursos Livres

É uma plataforma EAD colaborativa para ampliar o conhecimento dos educadores e de toda a equipe de profissionais que trabalham com Educação Infantil. Os cursos são elaborados por profissionais, mestres, doutores ou especialistas em Educação Infantil ou em áreas correlatas. São de rápida duração e possuem um conteúdo de aplicação fácil e prática. É aprender pelo computador, tablet ou celular e aplicar em sala de aula no dia seguinte. O acesso é gratuito para profissionais que atuam nas Escolas do Bem, públicas ou privadas.