tampinhas plásticas
Tampas & Pets
27 de janeiro de 2021
lacre solidario
Escola de Caieiras pede ajuda da população para conseguir cadeira de rodas
6 de julho de 2021

Campanha de tampinhas em Itabira (MG)

Quer ajudar a reduzir o número de animais abandonados nas ruas de Itabira? Pois o programa Escolas do Bem, juntamente com a Escola Educar, a Ampari e o Centro Universitário UNA de Itabira, se juntaram para mobilizar a cidade inteira em prol desta causa.

Sabe aquelas tampinhas plásticas de refrigerante, de leite, de materiais de limpeza que vão para o lixo comum todos os dias? Ou aqueles lacres das latinhas de alumínio? Pois esse material, quando destinados corretamente para reciclagem, podem tirar das ruas centenas de animais abandonados e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.

A cada 70 quilos de tampinhas plásticas ou 20 kg de lacres de alumínio arrecadados, um animal é retirado das ruas e encaminhado para castração.

tampinhas-lacres

O bacana é que ao tirar essas tampinhas coloridas do lixo comum e da natureza, a ação também contribui para a redução da ingestão deste material pelos animais, que são atraídos pelo colorido das peças e acabam morrendo ao alimentarem-se de plástico.

Atenção!
Os lacres de alumínio devem ser entregues armazenados em garrafas pet de 2 litros

Conheça os pontos de coleta em Itabira:

Escola Educar – Rua Goiás, 124 – Bairro Amazonas – Itabira – MG
Clínica Veterinária UNA – Rua São José, 27 – Centro, Itabira – MG

Quer se tornar um ponto de coleta na cidade? Envie um e-mail para eusou@escolasdobem.com.br, mencionando seu interesse, juntamente com endereço completo, telefone (whats) e nome do responsável.

A campanha TAMPAS & PETS funciona assim:

1) As escolas e seus parceiros mobilizam os alunos, familiares, equipe e toda a comunidade para que arrecadem tampinhas plásticas e lacres de alumínio;

2) O material arrecadado é enviado para a Ampari, que vende o plástico e os lacres para empresas de reciclagem.

3) Todos os recursos financeiros obtidos com a venda do material é destinado para o Centro Clínico Veterinário do UNA de Itabira, que será responsável pela castração dos animais (gatos, cachorros) que são abandonados nas ruas todos os dias.

4) O controle e indicação dos animais que serão encaminhados para a castração é feito pela Ampari;

5) Após a recuperação da cirurgia, esses pets são encaminhados para adoção.

Vale qualquer tampinha de plástico?

Praticamente todas as tampas de plástico podem ser recicladas, e isso inclui tampas de embalagens de:

• refrigerantes, água
  • leite e achocolatados
  • produtos de limpeza
  • produtos de higiene (shampoo, condicionador, protetor solar…)
  • tampa de caneta
  • tampa de pote de sorvete

O que NÃO serve nesta campanha:

• cápsula de café vazia
  • seringa de injeção
  • tampa de esmalte
  • tampa de medicamentos ou qualquer outra tampa que seja misturada com outros materiais.

Quem pode participar da campanha Tampas & Pets?

Podem participar desta campanha as escolas que oferecem Educação Infantil e são certificadas como Escolas do Bem.

Se na sua cidade ainda não há Escolas do Bem, veja se há outras organizações promovendo campanhas com esta mesma causa e colabore!

E se você quer ser a primeira Escola do Bem de sua cidade para participar de campanhas como esta, envie um e-mail para eusou@escolasdobem.com.br e peça mais informações.