inscrições abertas
Inscrições abertas para ciclo 2021 do programa Escolas do Bem
27 de janeiro de 2021
Campanha de tampinhas em Itabira (MG)
6 de junho de 2021

Tampas & Pets

tampinhas plásticas

Sabe aquelas tampinhas plásticas, de refrigerante, de leite, de materiais de limpeza que vão para o lixo comum todos os dias? Pois elas podem tirar das ruas milhares de animais abandonados e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.

O programa Escolas do Bem está fazendo parcerias com ONGs protetoras de animais de várias cidades para contribuir com esta causa. A cada 70 quilos do material arrecadado, aproximadamente, um animal é encaminhado para castração.

O bacana é que ao tirar essas tampinhas coloridas do lixo comum e da natureza, a ação também contribui para a redução da ingestão deste material pelos animais, que são atraídos pelo colorido das peças e acabam morrendo ao alimentarem-se de plástico.

Na cidade de São Paulo, o Instituto Noa fechou parceria com a Ecopatas, mas já está buscando outras organizações que desenvolvem esta mesma ação em outras cidades do Brasil.

Quer saber como contribuir com a campanha Tampas & Pets?
Campanha estimula formação de valores humanos na criança, desde a Educação Infantil.

A campanha TAMPAS & PETS funciona assim:

1) As escolas mobilizam os alunos, familiares, equipe e toda a comunidade para que arrecadem tampinhas plásticas e enviem para os postos de coleta localizados nas Escolas do Bem;

2) O material arrecadado é enviado para ONGs protetoras de animais, que vendem o plástico para as indústrias.

3) Com os recursos financeiros obtidos com a venda do material, as ONGs parceiras do projeto providenciam a castração de animais (gatos, cachorros, etc) que são abandonados nas ruas todos os dias.

4) Em seguida esses pets são encaminhados para adoção.

Vale qualquer tampinha de plástico?

Praticamente todas as tampas de plástico podem ser recicladas, e isso inclui tampas de embalagens de:

• refrigerantes, água
  • leite e achocolatados
  • produtos de limpeza
  • produtos de higiene (shampoo, condicionador, protetor solar…)
  • tampa de caneta
  • tampa de pote de sorvete

O que NÃO serve nesta campanha:

• cápsula de café vazia
  • seringa de injeção
  • tampa de esmalte
  • tampa de medicamentos ou qualquer outra tampa que seja misturada com outros materiais.

Quem pode participar da campanha Tampas & Pets?

Podem participar desta campanha as escolas que oferecem Educação Infantil e são certificadas como Escolas do Bem em todo o país.

Se na sua cidade ainda não há Escolas do Bem, veja se há outras organizações promovendo campanhas com esta mesma causa e colabore!

E se você quer ser a primeira Escola do Bem de sua cidade para participar de campanhas como esta, envie um e-mail para eusou@escolasdobem.com.br e peça mais informações.