brincadeiras
20 brincadeiras divertidas que você pode fazer com seu filho
18 de novembro de 2018
desempenho
Má alimentação pode acarretar desempenho ruim na escola
19 de novembro de 2018

Chupar o dedo: como se livrar desse costume?

chupar o dedo

Chupar o dedo é muito comum em bebês, mas até que idade essa mania não traz riscos para a criança? Segundo a Dra. Nathália Mussi Hanser, odontopediatra, é normal que uma criança chupe os dedos até os dois anos.  “Pois é quando as crianças se encontram na fase oral, isto é, a satisfação é centrada na boca. Já a partir dos dois anos não é mais uma necessidade, já se considera um hábito” explica. O normal é que a partir desta idade a criança comece a dar menos importância para o dedo, conforme se desenvolve.

Porém, nem sempre isso ocorre, e caso a criança continue chupando dedo com cinco ou seis anos ou após ter perdido os dentes de leite, é aconselhável uma visita ao dentista (ou psicólogo), dependendo da situação.

Chupar o dedo de forma prolongada e persistente pode acarretar diversos problemas, tanto na dentição como até mesmo uma anormalidade no tecido ósseo do dedo predileto. Um problema de maloclusão também pode acontecer, no qual os dentes superiores e inferiores não se encontram adequadamente, no posicionamento dos dentes e nas funções de mastigação, deglutição, fonação e respiração. “A presença e o grau de severidade do hábito dependerão de alguns fatores, como: padrão facial, gravidade da maloclusão, tonicidade muscular e idade de término do hábito” explica a doutora.

O tratamento para retirar esse hábito pode ser cansativo, e deve haver paciência, além do apoio e a participação do seu filho. “Não podemos esquecer que a remoção de um hábito precisa ser um processo lento e os pais devem respeitar o estado emocional da criança e seu grau de dependência. Métodos radicais, como talas ou colocar pimenta no dedo da criança não devem ser usados” explica Nathália.

Fonte: Dra. Nathália Mussi Hanser, Odontopediatra.