Vídeo traz 5 motivos para brincar com seus filhos
28 de dezembro de 2017
Como entender os sinais de fome e saciedade do seu filho?
30 de dezembro de 2017

Como estimular a criança a comer bem?

Desenvolver o paladar das crianças pode ser considerado um desafio para grande parte dos pais e/ou responsáveis. Um dos pontos que dificulta a introdução de alimentos com valor nutricional, como legumes, verduras e frutas, é o exemplo dado pelos próprios adultos.

De acordo com médico nutrólogo, Dr. Mohamed Barakat, na infância os pequenos se baseiam não apenas no que os pais falam, mas nas atitudes deles. Então, se observam que os adultos não ingerem determinados alimentos e consomem produtos como refrigerantes durante as refeições, dificilmente seus filhos, netos e sobrinhos vão aceitar comidas “de verdade”.

A estratégia, conforme sugere o Dr. Barakat, é incluir a criança no processo de escolha dos alimentos, não simplesmente “colocar a comida no prato e fazê-los comer”.  “Temos de buscar meios de conectar a criança a estes valores, numa linguagem que elas entendam, assimilem e levem na mochila, aonde elas forem”, explica o médico.

A recomendação é: comece trocando os alimentos que eles já estavam acostumados a consumir, por opções saudáveis. Uma boa tática é começar pela lancheira. Prefira lanches naturais e frutas aos biscoitos e refrigerantes de latinha. Lanches na bisnaguinha podem ir sendo modificados por pão integral com recheios que fujam do patê industrializado e dos famosos cremes de avelã que tanto viciam o paladar infantil. Você pode fazer patês de atum em casa, de frango desfiado, tomates e outros recheios. A mesma coisa para as bebidas! Em lugar de mini refris, suquinhos em lata etc, que tal fazer sucos naturais?

9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam