Coro infantil da Fundec fará apresentação neste domingo
24 de agosto de 2017
Atração neste final de semana, circo mistura tradição e diversão em Sorocaba
25 de agosto de 2017

Cuidados com os ossos devem começar bem cedo

addddddddddddddddddd

Foto: Freepik.

Dores no joelho, problemas na coluna, osteoporose… Tudo isso parece ser assunto para se preocupar só na terceira idade, ou pelo menos após os 40 anos, certo? Mas, na verdade, a prevenção de doenças ortopédicas (relacionadas a ossos, músculos e articulações) deve ter início bem cedo, ainda na infância, já que alguns problemas podem comprometer o desenvolvimento saudável das crianças, e outros, prejudicar a qualidade de vida quando adultas.

“A maioria das doenças, se descobertas precocemente, podem ser tratadas, evitando complicações maiores. Cito como exemplos a escoliose, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre outra), doença de Perthes (que causa dor nos quadris), displasia do quadril, entre outras”, lista o ortopedista Maurício Lebre.

Alguns problemas na coluna podem ser resultado da herança genética, como a escoliose, porém muitos outros podem ser evitados ou pelo menos reduzidos os riscos com mudança de hábitos. É importante que os pais estejam sempre atentos ao modo como a criança caminha, se senta ou fica parada, em pé. “Nem sempre a queixa de dor está presente. O histórico familiar deve ser conhecido sempre que possível”, indica o ortopedista. A primeira consulta ortopédica pode ser realizada já aos dois anos de idade.

Para evitar as dores, principalmente nas crianças, o ideal é movimentar-se. Os exercícios físicos colaboram com o aumento da massa óssea e com a manutenção do peso corporal. Além dos que trabalham o sistema cardiorrespiratório, a musculação também é indicada, já que fortalece os músculos, protegendo os ossos de lesões.

Para estimular a prática de atividade física na criança, o ideal é deixá-la escolher a modalidade de que mais gosta, proporcionando a ela o conhecimento sobre vários esportes e tipos de exercícios. E, como nada em exagero faz bem, o mesmo acontece com a atividade física.

Fonte
Maurício Lebre é ortopedista especializado em joelho, do Hospital do Servidor Público em São Paulo (SP)

810x400 instituto infancia-app3