Veja como melhorar a comunicação com as crianças!
29 de novembro de 2019
Vacinas na gravidez: tudo o que você precisa saber!
3 de dezembro de 2019

Dia de doar: escolas desafiam internautas a ler poesias para crianças cegas

dia de doar

Que tal participar deste movimento, compartilhando a leitura de um poema infantil para beneficiar crianças com deficiência visual, e ainda desafiar um amigo a fazer o mesmo?

O dia 3 de dezembro é considerado o DIA DE DOAR. Trata-se de uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da CONEXÃO DE PESSOAS COM CAUSAS.

Neste dia, o Brasil inteiro vai se mobilizar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação.

Para dar a nossa contribuição neste grande dia, o Programa Escolas do Bem está convocando pessoas de bom coração, que possam fazer uma leitura em voz alta para crianças com deficiência visual. Isso mesmo! Vamos fazer um grande movimento pelas redes sociais para gravar pequenos vídeos de leitura de poemas para crianças.


Ouça o poema gravado pela professora Giane Salles, do livro “A Galinha e outros Bichos Inteligentes”, de Ronald Polito e Guto Lacaz, Ed. OZE.

Por que fazer um movimento de leitura de poemas em voz alta?

Ler em voz alta é algo que todos os adultos deveriam fazer para uma criança, desde bebês, pois traz benefícios não apenas relacionados ao desenvolvimentos da linguagem, mas principalmente para o seu desenvolvimento emocional.

Trata-se de um gesto de afeto, que ajuda os pequenos a construir significados e a começar a compor o seu processo de humanização. Literatura é um direito de toda a criança, é um super estímulo para desenvolver sua capacidade de imaginar e de sonhar com outras realidades.

Por isso, faça a escolha de um texto que tenha significado para você, que tenham alguma relação importante com a sua infância. Se é pra doar leitura, leia com encantamento e capriche no entusiasmo!

Como participar

A ação é simples e você nem precisa sair de casa. Siga estes passos:

1) ESCOLHA UM POEMA INFANTIL

Faça uma pesquisa em livros ou mesmo pela internet e selecione um poema que toque o seu coração. Há um montão de sites com textos de grandes autores. Separamos alguns para você:

O site Criando com Apego tem vários poemas de Cecília Meirelles, Ruth Rocha, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, entre outros: https://www.criandocomapego.com/30-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/

Blog do Leiturinha: https://leiturinha.com.br/blog/10-poemas-famosos-para-ler-com-as-criancas/  (nos comentários tem mais um montão!)

Poesia infantil: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/

Blog Poesia para Criança: http://poesiaparacrianca.blogspot.com/

865 imagens de poesias infantis: https://br.pinterest.com/vmenacabral/poesias-infantis/

Portal Lunetas: https://lunetas.com.br/poemas-sobre-infancia/

2) GRAVE O VÍDEO E PUBLIQUE NAS REDES SOCIAIS

Entre em sua conta em uma das redes sociais (Instagram ou Facebook) e faça a postagem em vídeo com a sua leitura. Você pode gravar antes ou fazer ao vivo. Como preferir. Mas coloque emoção na leitura, coloque o seu coração, PONHA AMOR NAS PALAVRAS, lembrando que o seu interlocutor não enxerga. No início ou no final da gravação, lembre-se de citar o nome e autor do poema escolhido

3) ADICIONE A HASHTAG:

#OQUEOSOLHOSNAOLEEMOCORACAOSENTE

Você também pode adicionar outras:

#DIADEDOAR #FUNDACAODORINA #LEITURAEMVOZALTA #LEITURAPARACEGOS #LEITURAINFANTIL #POEMASINFANTIS #ESCOLASDOBEM #INCLUSÃO #CRIANÇASCEGAS #DEFICIENTESVISUAIS #INCLUSÃOSOCIAL #GivingTuesday #LITERATURACOMOUMDIREITO #EUSOUMUITOMAIS #LARAMARA

Por que usar essas hashtags?

Porque é a forma como teremos todos os posts agrupados, ampliando as chances de visualização para diferentes grupos. E quanto mais você compartilhar em suas redes, mais crianças interlocutoras beneficiaremos (com deficiência visual ou não!). Use essas hashtags e crie outras para multiplicar o alcance de visualizações.

4) DESAFIE UM OU MAIS AMIGOS

Marque na postagem um ou mais amigos que você gostaria de desafiar para esta ação. Assim a doação fica mais divertida!

SE QUISER, USE ESSE TEXTO EM SUA POSTAGEM:

PRA OUVIR COM OS OLHOS FECHADOS...

Estou participando de um movimento das @EscolasDoBem para promover uma alegria às crianças que não enxergam. É uma ação de leitura em voz alta de um pequeno poema, para que elas possam se conhecer e conhecer o mundo através da literatura. Fica aqui a minha contribuição para o movimento #OQueosOlhosNaoLeemOCoracaoSente.

Desafio (marque os nomes das pessoas colocando o símbolo @ antes do nome) a fazer o mesmo!

Se você também quer fazer parte desta ação, poste a leitura de um poema infantil que mais toca o seu coração e copie as hashtags abaixo. Vamos juntos formar um acervo online para a inclusão dessas crianças no delicioso mundo da literatura e da imaginação?



#OQUEOSOLHOSNAOLEEMOCORACAOSENTE
#DIADEDOAR #FUNDACAODORINA #LEITURAEMVOZALTA #LEITURAPARACEGOS #LEITURAINFANTIL #POEMASINFANTIS #ESCOLASDOBEM #INCLUSÃO #CRIANÇASCEGAS #DEFICIENTESVISUAIS #INCLUSÃOSOCIAL #GivingTuesday #LITERATURACOMOUMDIREITO #EUSOUMUITOMAIS #LARAMARA
Professora Maria Cristina Peres Vilas dá o recado!