Brasileiras são campeãs em amamentação e doação de leite materno
30 de abril de 2017
A importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento infantil
1 de maio de 2017

Doação de plaquetas ajuda no tratamento de crianças e adolescentes com câncer

plaquetas

Imagem: Freepik.

Ainda pouco conhecida pela população brasileira, a doação de plaquetas por aférese tem papel fundamental no resultado do tratamento e recuperação de crianças com câncer. Essa doação pode ser recebida por qualquer paciente em tratamento à base de quimioterapia, principalmente as crianças que precisam de transplante de medula óssea.

 

“A produção de todos os elementos do sangue diminui quando uma criança recebe quimioterapia, pois os medicamentos não agem somente sobre as células cancerígenas; as células sadias também têm sua produção comprometida e, com muita frequência, as crianças precisam de transfusões de sangue”, explica a onco-hematologista pediátrica Adriana Seber.

 

Com a ajuda do equipamento de aférese, é possível coletar o número de plaquetas que seis a oito pessoas teriam que doar pela maneira convencional – a máquina coleta o sangue da veia do braço, separa as plaquetas das hemácias e do plasma e todo o resto é devolvido para o doador, em um procedimento que dura de uma a duas horas.

 
810x400 instituto infancia-app3

%d blogueiros gostam disto: