No próximo domingo, milhões de brasileiros vão comparecer as urnas para o 1º turno das eleições 2018. É chegada a hora de definir quem estará a frente dos poderes Executivo e Legislativo pelos próximos anos.
Se a votação é facultativa aos 16 anos e obrigatória a partir dos 18, o legado das nossas escolhas fará a diferença para pessoas de todas as idades. Consciente da importância desse ato cívico, a equipe pedagógica da Escola São José, de Porto Feliz, levou o debate político para a sala de aula.
A base do projeto Eleições 2018 foi a simulação do processo eleitoral como um todo. Como parte dessa proposta, foram recriadas as etapas que acontecem antes, durante e depois da votação. As atividades incluíram a fundação de partidos políticos, definição de candidatos e suas respectivas propostas. Teve até a confecção de títulos de eleitor. Mas o ápice, como não poderia deixar de ser, foi o dia da eleição propriamente dito.
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio foram convidados a se dividir em equipes, para realizar diferentes atividades e funções. Nesse contexto, diversos cargos foram representados, como mesários, apoiadores, fiscais de boca de urna, além, é claro, dos candidatos.
Para a direção da Escola São José, o saldo é bastante positivo. O envolvimento nessa atividade ajudou os estudantes a melhorar o diálogo. Eles também aprenderam a ouvir e falar nos momentos adequados, amadurecendo o pensamento político.
O Projeto Eleições 2018 da Escola São José se encerrou após a cerimônia de posse do “presidente” eleito. Veja mais fotos:
“Escolas do Bem” é um projeto inovador de responsabilidade social, que reúne escolas de todo o Brasil para promover o bem-comum. O legado dessa mobilização são iniciativas que se refletem na cidade onde cada instituição atua. Porém, também ajuda no fortalecimento da gestão escolar, promove a capacitação dos educadores e orienta as famílias quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança.
Na prática, a instituição passa a fazer parte de uma grande rede do bem. Isso significa que ela está assumindo o compromisso de contribuir com 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A partir daí, o participante tem acesso ao conteúdo do programa e aos cursos (aplicativo, site e redes sociais). Também é possível, portanto, obter informações importantes e atualizadas sobre gestão escolar.
Saiba como se tornar uma Escola do Bem