O Carnaval, uma das festas mais animadas do Brasil, está chegando e com ela diversas comemorações, que englobam os famosos bloquinhos, clubes e casas de shows. Para que a gestante possa curtir ao máximo estas comemorações, sem abrir mão da segurança e tranquilidade, o obstetra dr. Alberto d’Auria dá dicas gerais. Veja:
Hidratação: garrafinha de água, sucos de frutas ou água de coco, são ótimas opções para manter o corpo hidratado. Dica para os pequenos: não espere que a criança peça água, ofereça constantemente.
Atenção com o sol: Para evitar insolação é importante passar protetor solar e reforçar a cada duas horas, evitando também a exposição ao sol entre 10h e 16h. Dica: Leve chapéu!
Higiene: Álcool em gel e lenços umedecidos para limpar as mãos sempre e na hora de usar os banheiros químicos. Dica: Evite ao máximo os banheiros químicos!
Alimentação: Tente comer menos carboidratos e mais proteínas, leve frutas frescas e secas. Dica: Evite lanches de rua.
Atenção com o som: Leve protetores auriculares para as crianças nos blocos e desfiles, muitas vezes o som alto pode incomodar o ouvido e em alguns casos causar danos à audição.
Fantasias: Opte pelas roupas de tecidos leves e arejados, se possível com fatores de proteção contra raios solares. Dica: gestantes não usem salto alto, evite quedas.
Febre Amarela: Confira se as vacinas estão em dia, principalmente a de febre amarela. Dica para gestantes: evite curtir o carnaval em áreas de mata, use repelente, evite roupas curtas e perfumes.
Identificação: Faça um crachá com dados da criança para curtir com segurança. Dica: Sempre estabeleça um ponto de encontro com as crianças.
Escolha de blocos: Pesquise e analise o percurso para não ir a lugares aglomerados. Dica: Para gestantes que escolherem blocos de rua, faça pausa durante o percurso para se hidratar e descansar. Para mães com crianças, opte por blocos infantis.
Fonte: Dr. Alberto d’Auria, obstetra da maternidade Pro Matre Paulista.