Com a proximidade do dias das crianças, os pais já se preparam para presentear os filhos. Como os brinquedos são sempre os mais requisitados é bom relembrar as orientações da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para não adquirir produtos considerados inadequados e que ainda podem trazer sérios riscos à saúde.
A primeira regra é para que o brinquedo respeite as normas básicas de segurança e seja adequado à idade das crianças. Por isso, atenção as informações nas embalagens, principalmente, ao prazo de validade e às condições de garantia, e certifique-se de que o produto tenha o selo do Inmetro.
Brinquedos com ruídos excessivos podem causar danos à audição e devem ser evitados, principalmente, por crianças muito pequenas. Também fique atento aos produtos com formas e cheiros porque as crianças tendem a engoli-los, e evite aqueles com partes cortantes ou pontiagudas ou com peças muito pequenas. E em hipótese alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão.