pudim
Receitas: Aprenda a fazer um pudim de maria mole
24 de novembro de 2018
xadrez
Xadrez é aliado no tratamento de crianças hiperativas
25 de novembro de 2018

Pilates traz diversos benefícios físicos e mentais para as crianças

pilates

Imagine uma criança de 9 anos: só pensa em brincar, não quer saber de parar uma hora por dia para estudar, tem dificuldade de ficar quieta dentro de casa, adora computador, é amável, mas indisciplinada. Pensando assim, a vida dela já é bem agitada. No entanto, praticar exercícios físicos regulares é muito importante para o desenvolvimento saudável. Qual é o melhor exercício? Natação, basquete, futebol, são opções que vêm logo à cabeça dos pais. Mas o que muitos não sabem é que o Pilates também é uma atividade física completa para as crianças.

Para as crianças a prática do pilates desde cedo traz inúmeros benefícios, que vão da melhora da saúde dos pequenos, até a melhora do comportamento em casa e na escola. “Elas aprendem a postura correta, os músculos são fortalecidos e o método estimula a concentração. Favorece, e muito, no desenvolvimento infantil físico e mental”, ressalta a fisioterapeuta e instrutora de pilates Tânia Ferreira Leite Anhaia.

As crianças podem começar a prática do Pilates a partir de 4 anos, porém, Tânia explica que o método é melhor assimilado a partir dos 9 anos. “A criança entende melhor o próprio corpo”, ressaltou.

Benefícios

– Melhora a postura no dia a dia: estudar, ver televisão, carregar a mochila, ficar no computador;
– Desperta a criança para o conhecimento do próprio corpo;
– Aprimoramento da coordenação motora;
– Melhora a noção de espaço;
– Concentração;
– Alongamento;
– Flexibilidade;
– Estimula a boa circulação sanguínea.

Fontes: Tânia Ferreira Leite Anhaia, fisioterapeuta e instrutora de Pilates.