papel do pai
Papel do pai é fundamental durante a amamentação, aponta pesquisa
17 de fevereiro de 2019
pais
Pais não devem terceirizar para a escola funções de sua responsabilidade, alerta especialista
18 de fevereiro de 2019

Tratamento de canal em crianças é comum

tratamento

Falta de higiene bucal e má alimentação são algumas das causas das cáries, que podem aparecer principalmente na infância. Elas podem destruir o esmalte e a dentina, atingindo a polpa do dente e inflamando-a. Nesses casos, pode ser necessário o tratamento de canal, ou tratamento endodôntico, que consiste na retirada do nervo (polpa), limpeza e irrigação do canal, e obturação do espaço com a preservação da função e estética.

“Com exceção de casos mais graves, como em processos infecciosos, lesões ou quando pode ter havido fratura de raiz, por exemplo, o tratamento de canal pode levar de uma a três consultas e deve ser realizado inclusive nos dentes de leite. Isso porque a troca dos dentes de leite pelos permanentes costuma ocorrer entre seis e doze anos e não se deve correr o risco de extrair o dente com a polpa afetada sem perspectiva de que seu substituto vá nascer logo”, explica a odontopediatra Helenice Biancalana.

Para evitar problemas no futuro, é necessário manter o dente de leite da melhor forma possível, assim, fique de olho nas dicas:

– Os adultos devem prestar atenção às queixas das crianças em relação à dor de dente forte ou ao “choque” quando há contato com bebidas e comidas muito quentes ou geladas.

– Consulte um dentista caso o dente da criança mudar de coloração, ou quando a gengiva em torno de um dente estiver avermelhada e sensível por vários dias, atrapalhando a mastigação.

– Realize todos os exames pedidos pelo profissional. “Como esses sintomas indicam apenas uma suposição ou um sinal, a radiografia é que vai conduzir o especialista ao tratamento adequado”, destaca.

– Certos alimentos deixam resíduos nos dentes por mais tempo e, por isso, aumentam o risco de desenvolver cáries. É o caso de refrigerantes e alimentos com açúcar (bolos, biscoitos, sorvetes, etc.): o ideal é evitá-los ou reduzir o consumo.

 

Fonte: Helenice Biancalana, odontopediatra.

 

Leia também:

 

Problemas renais em crianças podem ser detectados na gestação

 

Dentista: como acabar com o medo das crianças na hora das visitas odontológicas?

 

Boa alimentação durante a gravidez ajuda a evitar problemas de saúde no bebê

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.