paciência
Paciência: seis maneiras de ensinar os filhos a serem mais calmos
30 de abril de 2019
cegueira
40% dos casos de cegueira infantil no Brasil poderiam ter sido evitados
2 de maio de 2019

Vitamina D previne o raquitismo e o surgimento de doenças alérgicas

vitamina d

A vitamina D é um nutriente que, entre outras funções no corpo, atua na conservação do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue e contribui para o metabolismo de gordura e liberação do hormônio regulador de apetite. Ou seja, atua como um hormônio multifuncional, já que diversas células e tecidos possuem receptores para síntese da vitamina.

Quando absorvido na dosagem correta pelo organismo, pode prevenir doenças ósseas, cardiovasculares, endocrinometabólicas, autoimunes, alguns tipos de câncer e ainda está associada à redução de sintomas de doenças neuropsíquicas. Dada a importância da vitamina D para prevenção de doenças e auxilio na qualidade de vida, o ginecologista e médico especialista, Odair Albano, selecionou pontos relevantes para desmistificar o tema e tornar seus benefícios mais populares.

Benefícios na infância

Os mil primeiros dias (gravidez + dois anos de vida) são determinantes para o desenvolvimento físico e cognitivo saudáveis do bebê. Por isso, é recomendado iniciar a suplementação de vitamina D antes mesmo do nascimento da criança. Nesta fase, a vitamina previne o raquitismo e até mesmo o surgimento de doenças alérgicas.
Segundo o médico, a recomendação geral é de 400 a 2.000 UI/dia dependendo da idade. “Muito se discute sobre a melhor forma de absorção da vitamina D. A luz solar, maneira natural de sintetizar a vitamina, pode trazer riscos à saúde, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por aumentar o risco de câncer de pele. Outra opção é fonte alimentar. A gema de ovo, fígado e peixes, leite integral e cogumelos são opções de uma dieta rica em vitamina D, no entanto, essa contribuição é uma pequena parcela para as necessidades diárias”, explica Dr. Albano.

Fonte: Dr. Albano, ginecologista.

Leia também:

Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde da criança

Dieta correta da gestante garante saúde da mamãe e do bebê

A importância da amamentação para a saúde bucal 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.