Segundo o médico Dr. Ademir Jr, especialista em Tricologia (medicina capilar), as principais causas de quedas capilares em crianças estão, geralmente, relacionadas ao estresse. “Ocorrem normalmente após algum período de dificuldade para a criança, fazendo com que os cabelos caiam de forma difusa ou localizada”, diz o tricologista.
Quando a queda ocorre de forma difusa, muitas vezes pode passar despercebida clinicamente e costuma se resolver sem tratamento depois de algum tempo. “Porém, quando é de forma localizada, formando placas arredondadas ou elípticas de áreas sem fios e com cabelos que se soltam em chumaços, o quadro se demonstra física e psiquicamente mais sério”.
A recomendação é que os pacientes de qualquer faixa etária, ao menor sinal de quedas capilares, procurem um profissional especialista em cabelos (tricologista) ou um dermatologista para o diagnóstico adequado e a indicação de um tratamento precoce. “Nas crianças, em virtude de todo o comprometimento que as perdas capilares podem acompanhar no seu desenvolvimento psíquico, esta atenção precisa ser redobrada”, conclui Dr. Ademir.
Fonte: Dr. Ademir Jr, especialista em Tricologia (medicina capilar).
Leia também:
Íngua na infância: conheça os sintomas e tratamentos da doença
Gastrite e esofagite são mais comuns na infância
Má alimentação já começa na infância, diz pesquisa
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.