Fast foods podem levar a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes
6 de abril de 2019
pai
Participação do pai no parto garante mais segurança e reforça o vínculo familiar
7 de abril de 2019

Formação do vínculo entre a mãe e o bebê começa na gestação

vínculo

O estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho vai além do momento do nascimento. Ele começa bem antes, com o bebê ainda no útero. Especialistas garantem que essa relação de troca ocorre desde os primeiros meses da gestação, uma vez que o feto dispõe de seus órgãos dos sentidos em formação (táteis, auditivos, gustativos e até dolorosos), o que favorece uma constante troca. Daí a importância de os pais interagirem com os bebês ainda na barriga, para que esse vínculo se mantenha também depois do nascimento.

Para o pediatra Rodrigo Zukauskas, “ao nascer, os bebês já enxergam e reconhecem o rosto humano, escutam e reconhecem a voz de seus pais. A criança traz nove meses de experiências que se estabeleceram entre ela e o mundo, intermediada por sua mãe. Ao ver seu bebê, a mãe transcende, se enxerga naquele novo ser, tudo se transforma em uma unidade mãe e bebê”.

Porém, o especialista garante que se o bebê é separado da mãe e passa por procedimentos, muitas vezes desnecessários e estressantes logo nos primeiros minutos de vida, este novo ser já vivência uma sensação de abandono, medo e violência.

 

Fonte: Rodrigo Zukauskas, pediatra.

 

Leia também:

 

Conheça as causas e tratamentos da incontinência urinária durante a gravidez

 

Gravidez: Conheça as cinco doenças mais comuns durante o período gestacional

 

Alimentação saudável durante a gestação beneficia o desenvolvimento do bebê

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.