Muitas mães, ao descobrirem que estão grávidas de gêmeos, se assustam, pois têm medo de não darem conta de cuidar de dois ou mais bebês ao mesmo tempo. Por isso, a pediatra e neonatologista Dra. Claudia Fenile, dá dicas de cuidados com os recém-nascidos para que os primeiros meses sejam mais tranquilos. “As mamães sempre acabam se adaptando às novas necessidades, porém, se for possível, é bom ter alguém por perto para ajudar no início”, recomenda a especialista.
Uma dúvida comum àquelas que deram luz a gêmeos é quanto à amamentação. A neonatologista explica que não há contraindicação para amamentar dois bebês simultaneamente, um em cada seio, contudo é necessário prestar atenção no posicionamento deles e estar sentada numa poltrona para amamentar adequadamente, mantendo a postura correta para não sobrecarregar a coluna.
Outro ponto que gera questionamentos é a produção de leite. “Irá depender do estímulo, pois quanto mais amamentar em seio materno, mais leite o organismo irá produzir. A quantidade de água ingerida pela mãe e o descanso materno também são importantes. Outra dica é que a mulher deve deixar que o bebê esvazie uma das mamas, sem alternar o peito, já que nos 15 primeiros minutos da mamada temos água, vitaminas e sais minerais e, somente após esse tempo, é que temos o leite com maior teor de gordura, o que irá saciar e sustentar o bebê. Assim, criando uma rotina e mamando corretamente é bem provável que não necessite de complemento”, esclarece.
Também são necessários cuidados especiais se os pais pretendem viajar com os bebês. “Aos três meses, a mamãe já está acostumada com a nova rotina e pode viajar com os pequenos, entretanto, como será a primeira viagem, é preciso escolher um local próximo para não ficar muito tempo na estrada e optar por viagens curtas, como um fim de semana. Evite feriados para não correr o risco de pegar congestionamentos”, finaliza a neonatologista.
Fonte: Dra. Claudia Fenile, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Leia também:
Paracetamol: uso frequente do medicamento na gestação pode ser prejudicial para o bebê
Ultrassom é fundamental no acompanhamento do desenvolvimento do bebê
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.