Toda mulher ganha peso durante a gestação, mas mesmo seguindo uma alimentação equilibrada após o parto, algumas mães têm dificuldade recuperar a boa forma. Nesse caso, é fundamental unir uma dieta saudável à prática de exercícios físicos.
Segundo o fisiologista do exercício João Pinheiro, se a mulher já fazia atividade física durante a gravidez, as chances de retomar a boa forma e aos exercícios são maiores. “Após o parto normal, a mamãe pode voltar aos exercícios em 15 dias, mas é importante conversar com um médico antes. Já para quem fez cesariana, a recuperação tende a ser mais lenta, e o ideal é esperar um mês para começar a fazer atividades leves, que não forcem muito a musculatura abdominal”, indica.
É importante destacar que o simples fato de amamentar já ajuda no emagrecimento, pois, para formar o leite, o gasto de calorias é alto. Assim, o indicado é não seguir uma dieta restritiva, mas sim uma alimentação saudável e variada, com uma ingestão adequada de líquidos.
Os exercícios regulares serão benéficos não só para recuperar o peso normal, mas também para melhorar a postura, que será bastante exigida nessa nova fase. O fisiologista indica quais atividades são mais indicadas para cada período após o parto:
15 a 20 dias – É a fase em que o bebê mais precisa da atenção da mãe e, por isso, ainda não é possível iniciar um programa regular de atividade física. O recomendado é sair para passear com o bebê no carrinho, fazendo caminhadas de 20 minutos em lugares tranquilos, como um parque, de 3 a 5 vezes por semana.
30 a 60 dias – A mulher já pode praticar alongamento, hidroginástica e exercícios físicos que trabalhem o abdômen.
60 a 90 dias – Atividades físicas moderadas estão liberadas, como pedalar 30 minutos três vezes por semana, fazer ioga, natação e musculação com cargas leves. Atividade aeróbica somada à musculação é a melhor indicação para perder gordura corporal e tonificar a barriga.
3 meses – Aulas de pilates, power ioga, jump, ginástica localizada e até musculação com carga pesada estão liberadas, para combater a flacidez do abdômen. Nesse período, pode-se voltar a praticar os exercícios que a mulher estava acostumada a praticar antes da gravidez.
Fonte: João Pinheiro, fisiologista do exercício.
Leia também:
Grávidas também podem ser fitness
Diabetes Gestacional: saiba como evitar e monitorar
Mitos e verdades sobre a alimentação vegana na gravidez
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.