Ambiente familiar
Ambiente familiar influencia comportamento dos filhos, afirma especialista
15 de janeiro de 2019
Gravidez saudável
Especialista dá orientações para ter uma gravidez saudável
16 de janeiro de 2019

Alimentação rica em nutrientes fortalece a imunidade e preveni doenças

nutrientes

A qualidade de vida está diretamente relacionada à qualidade dos alimentos que ingerimos. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode beneficiar o organismo, trazendo mais disposição e energia para as atividades diárias, fortalecendo a imunidade e, até mesmo, evitando o surgimento de algumas doenças.

“Muitas vezes a dificuldade de manter uma alimentação variada e saudável, com quantidade e variedade adequada de frutas, verduras e legumes, diminui a ingesta diária de vitaminas”, comenta a nutricionista Ana Carolina Donan. Um exemplo prático são pessoas com dificuldade para consumir alimentos ricos em cálcio. Elas podem ter maior probabilidade de deficiência desse nutriente e acabar desenvolvendo uma osteoporose no futuro.

Para manter a saúde em dia, confira abaixo dez dicas sugeridas por Ana Carolina Donan para uma alimentação rica em nutrientes:

1- Cuidado na compra dos alimentos: escolha os de procedência segura, dentro do prazo de validade.

2- Atenção com os temperos: abuse de temperos naturais (manjericão, sálvia, alecrim, etc) e evite o usar açúcar ou sal em excesso. Deixar açúcar e sal à mesa pode contribuir para exageros.

3- Distribua a alimentação diária em cinco refeições: desjejum, almoço e jantar, intercaladas com dois pequenos lanches (lanche leve pela manhã e outro à tarde). Esta distribuição estimula o funcionamento do intestino.

4- Priorize frutas, verduras e legumes: consuma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras, além de três porções ou mais de frutas nos lanches ou como sobremesa.

5- Combine diferentes grãos: uma combinação ótima de proteínas entre os grãos é o arroz e feijão, que pode auxiliar no consumo proteico.

6- Inclua alimentos de origem animal: consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carne, peixe, aves ou ovos;

7- Prefira opções naturais: tenha o hábito de consumir alimentos saudáveis e in natura, evitando industrializados e refrigerantes.

8- Não espere sentir sede para beber água: a ingestão de água é essencial para o organismo, pois ajuda a manter a boca mais úmida, auxilia na hidratação do corpo e de suas funções, além de melhorar o funcionamento do intestino.

9- A digestão inicia na boca: mastigue adequadamente os alimentos, porque isso estimula a produção de saliva, que dá início à digestão de certos alimentos, e favorece a percepção do sabor.

10- Aposte na ajuda dos complementos alimentares: muitas pessoas com a rotina corrida sentem dificuldade em atingir a meta diária de nutrientes através das três refeições principais. Por isso, algumas bebidas lácteas em pó são enriquecidas com nutrientes para ajudar a complementar a alimentação em termos nutricionais.

 

Fonte: Ana Carolina Donan, nutricionista da Sustagen Nutrição e Energia.

 

Leia também:

 

Especialista explica por que as fibras alimentares são tão importantes para o organismo

 

Cinco dicas para preparar uma lancheira saudável para seu filho

 

Consumo equilibrado de ovo favorece o desenvolvimento saudável das crianças

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

%d blogueiros gostam disto: