Além de recompor as energias, o sono é responsável pela manutenção da saúde do corpo e da mente. Durante o descanso, o organismo promove a regeneração celular e a produção de hormônios que desempenham papel fundamental no nosso metabolismo.
Um estudo, realizado pela Universidade de Zurique, aponta a conexão entre o sono profundo e a eficiência da aprendizagem. A má qualidade do descanso interfere no relaxamento dos neurônios, impedindo que o cérebro guarde memórias recentes.
De acordo com a consultora do sono, Renata Federighi, dormir bem é fundamental para reter as informações recém aprendidas. “O processo de aprendizagem ocorre após a consolidação da memória. E é na fase mais profunda do sono que os novos conhecimentos serão fixados. Além disso, um bom descanso garante um maior desempenho intelectual, pois prepara o cérebro para novos estímulos”, explica.
Para um sono de qualidade, vale lembrar algumas dicas como se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça, reduzir a luminosidade do ambiente, alimenta-se de forma leve e saudável e evitar atividades estimulantes antes de dormir. O organismo necessita de uma disciplina que respeite o relógio biológico”, finaliza a especialista.
Por Hugo Shigematsu
Fonte: Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex.
Leia também:
Conheça os hábitos que ajudam o bebê dormir a noite inteira
Beber água ao longo do dia é essencial para dormir bem
Saiba quais são os cuidados necessários para dormir com o bebê
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.